Criminalidade: PJ e UIF na luta conjunta contra lavagem de capitais e financiamento do terrorismo
Conforme o acordo, "a UIF e a PJ partilham da vontade de apostar seriamente na melhoria da eficiência e da eficácia das suas atuações, merecendo a relação com os cidadãos e os seus diversos representantes um especial destaque». Tudo por considerarem que o estabelecimento de uma relação de diálogo e colaboração, baseada na confiança mútua, na transferência e na boa-fé, permitirá prevenir e combater os crimes de LC/FT/FP e detetar situações suspeitas.
Com validade de dois anos renováveis, o protocolo rubricado tem por objeto enquadrar e formalizar as ações de cooperação entre a UIF e a PJ, relativamente a matérias de interesses comuns nas áreas de formação e sensibilização, para prevenção e combate aos crimes de Lavagem de Capitais, Financiamento do Terrorismo e Proliferação, tendo em conta as respetivas competências legais orgânicas nessas áreas.
"No fundo promete centrar mais na vertente da formação mas também em partilha de informações. Está é, também, uma forma de reforçar as relações entre as duas instituições, que sempre foram muito boas", disse o Diretor da Polícia Judiciária através da sua página no facebook.
"Basicamente isto nada mais é do que reduzir à escrita aquilo que tem sido a prática entre as duas instituições", reforçou, por sua vez, a Diretora da UIF-Unidade de informação Financeira