Nova directora Nacional de Saúde assume funções “com responsabilidade e determinação”

Durante o seu discurso de empossamento, Ângela Gomes prometeu dar o seu contributo para uma boa condução das políticas e estratégias do sector da saúde, focado na garantia da prestação dos cuidados da saúde de qualidade e no bem-estar dos utentes e dos colaboradores, neste contexto de múltiplas crises com forte impacto na saúde das populações.

O recém-empossado reconheceu os ganhos alcançados nestes últimos anos, alegando que muito se tem feito para melhorar o estado de saúde dos cabo-verdianos, mas alertou que os desafios continuam e requerem uma atenção de todos.

Segundo disse, Cabo Verde registou “progressos assinaláveis”, com dezenas de infra-estruturas reabilitadas e construídas de raiz, implementação de novos serviços, diminuição consistente da taxa da mortalidade infantil, melhoria dos serviços de saúde materno infantil com aumento das consultas pré-natal e pós-parto e alta taxa de cobertura vacinal introdução de novas vacinas.

Junta-se a esses “casos de sucesso”, a melhoria dos indicadores relacionados com VIH-Sida e o combate que o país travou perante a pandemia da covid-19, tendo Cabo Verde se destacado na mobilização intersetorial, no engajamento e ambiente político a nível continental com taxa de vacinação compatíveis com os melhores a nível mundial.

A nova directora nacional prometeu ainda estar sempre ao lado das lideranças que despendem um “esforço incomensurável” principalmente nas ilhas mais dispersas, e assumiu o compromisso de estar cada vez mais próximo do diálogo, partilha, de estar sempre ao lado das ordens profissionais e de todos os interessados e intervenientes no sistema da saúde.

Por seu turno, a ministra da saúde, Filomena Gonçalves, que apontou também os ganhos conquistados no sector, afirmou que a pandemia e as crises que se instalaram nos últimos três a quatro anos ainda não estão ultrapassados.

“Vivemos actualmente um período de recuperação e resiliência pós-pandêmico com o apenso de uma crise climática e sócio económica sem precedentes e repleta de desafios”, sublinhou.

A governante felicitou a nova directora Nacional de Saúde, considerando que se trata de um cargo desafiante que e tem missão entre outros orientar e supervisionar as actividades de prestação de cuidados de saúde e todas outras inerentes por forma a que o sistema nacional de saúde se torne “cada vez mais forte, mais justo, mais organizado, mais universal e cada vez mais humanizado”.

“Auguramos votos que estando à altura desse chamado possa contribuir com os seus conhecimentos e experiência para que a Direcção Nacional de Saúde continue a melhorar a sua actuação no país e continue a ser referência além-fronteiras como tem sido”, apontou.

A cerimónia de empossamento contou também com a presença do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que garantiu que o Governo está disponível para apoiar e colaborar no sentido de desempenhar as suas funções “com sucesso e a trabalhar com profissionalismo, entrega, ética e eficiência”.

A Semana com Inforpress

Categoria:Noticias