Cabo Verde vai finalizar acordo regional do projecto corredor Praia-Dakar-Abidjan no final deste mês, diz governante

O anúncio foi feito pelo governante, depois de presidir à cerimónia de abertura das jornadas portuárias realizadas pela Enapor – Portos de Cabo Verde, que decorre hoje e sexta-feira, na Cidade da Praia, sob o lema “Portos digitais e ambientalmente sustentáveis”.

O programa de desenvolvimento do corredor Praia-Dakar-Abidjan prevê a criação de infra-estruturas de conexão em transporte entre os países da CEDEAO, nomeadamente uma auto-estrada entre Dakar e Abidjan e a criação de capacidades para uma boa ligação marítima entre Cabo Verde e o continente através do Porto de Dakar.

Entretanto, avançou que irá representar Cabo Verde no encontro dos ministros do Mar da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) na Gâmbia onde irá falar sobre o corredor marítimo Praia-Dakar-Abidjan, uma tentativa de a comunidade unir e criar um único mercado.

“É nesse sentido que iremos defender um reforço portuário do financiamento. Cabo Verde, não tendo estradas para o continente africano, deve ter um apoio preferencial dos bancos africanos, mas também da própria CEDEAO no sentido de reforçarmos e termos as condições logísticas”, apontou.

A ideia, segundo o ministro, é ter barcos e portos em condições regulares para ligar Cabo Verde ao continente africano, não só para levar aquilo que pode ser a produção da indústria cabo-verdiana, mas também para fornecer outros tipos de produção que é feita no continente para Cabo Verde.

Na ocasião, Abraão Vicente anunciou que o Governo já dispõe de uma pré-aprovação do Banco Europeu de Investimento no valor de 72 milhões de euros para a extensão do Porto de São Vicente e do Porto Novo e está-se a trabalhar em outros projectos para a melhoria das condições de trabalho no Porto da Cidade da Praia.

Segundo disse, o plano de investimento da Enapor tem um investimento de pelo menos 120 milhões de euros para a digitalização e melhoria dos serviços portuários nomeadamente o aumento dos Portos em São Vicente, extensão em Santo Antão e melhoria no Porto da Praia.

“Mas também temos um outro pacote financiado pelo Governo de Cabo Verde através do Banco Mundial de construção dos terminais de passageiros, nomeadamente, na Praia, São Vicente, São Nicolau, Boa Vista e Fogo melhorando as condições e a experiência de viagem do transporte marítimo”, sublinhou

O ministro acrescentou que nos próximos anos a Enapor vai fazer investimentos também nas maquinarias de manuseamento de contentores, por forma a diminuir as horas de descarregamentos de determinados navios, quer esteja privatizada ou não.

A Semana com Inforpress

Categoria:Noticias