Sal: PM congratula-se com transformação da rua Toy Pedro em pedonal

“Sal é uma ilha que tem merecido muita atenção, tem uma câmara muito dinâmica, um presidente muito realizador, com uma parceria forte com o Governo”, sublinhou Ulisses Correia e Silva, na cerimónia de inauguração da Pedonal de Toi Pedro, a que presidiu, destacando, ao mesmo tempo, várias outras obras e intervenções de requalificação urbana e ambiental, na ilha.

Manifestando satisfação pela transformação daquela rua, numa pedonal, que ostenta agora uma placa e uma pintura mural, retratando a imagem de Toi Pedro, que foi um dos maiores comerciantes da ilha, Ulisses Correia e Silva disse que o Governo vai continuar a investir, não só através do Fundo do Turismo, mas também de outros recursos e financiamentos.

“Hoje estamos a requalificar uma rua importante. Vamos colocar Sal cada vez mais como uma ilha dinâmica, em termos de criação de oportunidades de investimentos, emprego, rendimento, e de melhoria das condições de vida das pessoas”, especificou.

Perante uma moldura que ocorreu ao centro da cidade de Espargos para se certificar da requalificação daquela rua, Ulisses Correia e Silva disse que o Governo está a criar um conjunto de “mecanismos de retorno”, daquilo que tem sido a dinâmica do desenvolvimento do turismo, para aplicar socialmente, no desenvolvimento do País.

Por outro lado, admitindo que as obras da estrada Espargos/Santa Maria, têm sido “um quebra-cabeças”, Ulisses Correia e Silva, assegurou, em jeito de conclusão, que vão arrancar no “momento certo”, após a adjudicação das obras que deverá acontecer no dia 30 do corrente mês.

“O que é importante é que no dia 30 deste mês, vai ser aberto o concurso para a adjudicação da obra da asfaltagem da estrada, modernizá-la com quatro faixas e iluminação em toda a sua extensão (…) com qualidade”, enfatizou, assegurando, por outro lado, a confirmação de financiamento do Banco Mundial para as obras da estrada que liga Espargos/Palmeira.

“Nós vamos compensar todos os sacrifícios que as pessoas têm tido com esses buracos”, concluiu.

Por sua vez, rendendo homenagem à Toi Pedro, e outras figuras da época, a título póstumo, que tinham também negócios naquela área, o presidente da Câmara do Sal, Júlio Lopes, disse que a transformação da rua Toi Pedro em pedonal é um sonho que se tornou realidade.

“Penso também que é um sonho de muita gente e de cada um de nós do Sal. Transformar esta rua em pedonal sempre foi um sonho nesta ilha. Ouvia isso desde criança. Governar é como uma corrida de estafetas. As câmaras que nos antecederam fizeram muito pelo Sal, e merecem o nosso reconhecimento. E nós, humildemente, tivemos a sorte de concretizar este grande sonho”, enfatizou.

“Nós vamos continuar a trabalhar, para nos próximos anos dar ao Sal aquilo que o povo quer, e cumprir o nosso sonho, a nossa visão de transformar o Sal numa ilha turística de nível internacional”, almejou o autarca.

Categoria:Noticias