PR preside ato central, recebe mulheres desportistas e apela para luta contra VBG e violação de menores

Em comunicado, a chefia do Estado de Cabo Verde informa que evento acontece às 9H00, no Palácio do Presidente da República. “O Momento será seguido de uma Conversa Aberta que versará sobre os seguintes temas: “Percurso da OMCV desde a sua Criação”; “ A Valorização das Mulheres a partir da visão de um homem. Diálogo de Gerações”; e “Novas abordagens na luta pela igualdade de género”.

Ainda neste 27 de março, José Maria Neves recebe, às 17 horas, na Sala Beijing, Palácio do Plateau, um contingente de mulheres do desporto para um encontro no dia dedicado às Mulheres Cabo-verdianas. "Pretende-se, com este encontro entre o Chefe de Estado e estas mulheres que têm dado um contributo imensurável na estruturação do desporto desde a Independência Nacional, refletir e partilhar os resultados desta experiência e os desafios que ainda persistem neste setor. A ideia é prestar homenagem a estas cidadãs que, assim como todas as cabo-verdianas, são pilares do desenvolvimento do país”, lê-se na nota.

Segundo a esma fonte, além de exaltar o enorme contributo da camada feminina para o desenvolvimento do país, neste 27 de março o mais alto Magistrado da Nação exorta à eliminação dos espaços de desigualdade ainda vigentes. “O Chefe de Estado reforça o apelo para uma conjugação de esforços para acabar com a Violência Baseada no Gênero e a Violência Sexual contra menores, duas nódoas que continuam a manchar Cabo Verde”, acrescenta a fonte deste jornal.

José Maria Neves sublinha, por outro lado, a chamada de atenção para a necessidade do reforço da educação aos rapazes, "para não ficarem para trás".

Em vários pontos do país e na diáspora, o 27 de Março vem sendo assinalado com várias manifestações culturais e de reflexão, com destaque para debates sobre o papel da mulher na sociedade, espetáculos musicais e teatrais e exibição de filmes.

Categoria:Noticias