Santiago Norte: São Lourenço dos Órgãos comemora hoje “idade adulta” em “franco crescimento”

O município de São Lourenço dos Órgãos, no interior da ilha de Santiago, separado em 2005 como uma freguesia do concelho de Santa Cruz, comemora hoje os 18 anos da criação em “franco crescimento”.

A afirmação é do presidente da Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos, Carlos Vasconcelos, que fez um balanço “extremamente positivo” do percurso desse município “eminentemente agrícola”, tendo enaltecido ganhos a nível do desenvolvimento socio-económico e da infra-estruturação.


“Neste momento, da análise estatística que fazemos espelha que temos um município em franco crescimento, em vários sectores, sobretudo a nível do desenvolvimento socio-económico e a nível da infra-estruturação do município”, declarou, admitindo que ainda há muitos desafios a serem vencidos.


É que, segundo Carlos Vasconcelos, a conjuntura socio-económica que o país atravessa, mormente a seca que afectou este município rural, a pandemia da covid-19 e a inflação devido à guerra na Ucrânia trouxeram muitos constrangimentos no processo de desenvolvimento de São Lourenço dos Órgãos.


Entretanto, assegurou que o município que dirige, em parceria com o Governo e outras organizações não-governamentais (ONG), tem estado a dar respostas às solicitações básicas da população laurentina.


Para assinalar as festividades do Dia do Município de São Lourenço dos Órgãos e da festa do santo padroeiro de São Jorge, com o mesmo nome, celebradas a 07 e 09 de Maio, respectivamente, foi preparado um leque de actividades culturais, desportivas e inaugurações que arrancaram desde os meados de Abril e culminam esta terça-feira, com uma sessão solene da Assembleia Municipal.


A sessão solene, que terá como palco o polivalente de João Teves, a partir das 10:00, vai ser presidido pelo ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, em representação do Governo, e vai contar com discursos dos presidentes da câmara e da assembleia municipais e dos líderes das duas bancadas (MpD e PAICV).


Até 2022, o Dia do Município de São Lourenço dos Órgãos era celebrado no dia 10 de Agosto, juntamente com o seu santo padroeiro, com o mesmo nome.


No entanto, a Assembleia Municipal de São Lourenço dos Órgãos, reunida em sessão ordinária, aprovou no dia 20 de Dezembro de 2022, por unanimidade, a alteração da data comemorativa do Dia do Município de São Lourenço dos Órgãos, deixando de ser dia 10 de Agosto para passar a ser dia 09 de Maio, data da sua criação.


Assim, o 09 de Maio, Dia do Município de São Lourenço dos Órgãos, passa a ser feriado municipal e o dia 10 de Agosto continua feriado municipal, por ser dia do santo padroeiro que deu o nome àquele concelho santiaguense.


O município de São Lourenço dos Órgãos, no interior da ilha de Santiago, separado em 2005 como uma freguesia do concelho de Santa Cruz, tem uma superfície de 39,215 quilómetros quadrados, e tem como sede administrativa a cidade de João Teves.


De acordo com os resultados do Censo 2021 do Instituto Nacional de Estatística (INE), o concelho São Lourenço dos Órgãos tem actualmente uma população residente de 6.328 habitantes, sendo 49,6 por cento (%) do sexo masculino e 50,4 % do sexo feminino, representando 2,3 % a nível da ilha de Santiago e 1,3 % a nível de Cabo Verde.


Em termos de condições de vida, 89,5% dos 1.628 agregados familiares têm acesso à electricidade, 55,8% têm acesso à água canalizada da rede pública e 18,8 % utilizam outra fonte (poços, levada, nascente, outro), 73,9 % têm acesso à casa de banho, 38,3 % usam gás e 58,7 % usam lenha para cozinhar.


Categoria:Noticias