Inforpress e Universidade Jean Piaget formalizam acordo de cooperação para desenvolver áreas específicas entre as duas instituições

A Agência Cabo-verdiana de Notícias (Inforpress) e a Universidade Jean Piaget formalizaram hoje, na Cidade da Praia, um acordo de cooperação visando a criação de programas de intercâmbio e cooperação nas áreas específicas por meio de troca entre as duas instituições.

O protocolo assinado entre o Administrador Único da Inforpress, Hamilton Jair Fernandes, e a Reitora da Unipiaget, Joanita Rodrigues, abrange a formação, investigação científica, intercâmbio documental, divulgação e troca de informação, bem como outras formas de colaboração institucional que se mostrem pertinentes em decorrência da sua implementação.


Segundo referiu Joanita Rodrigues, desde o início abonam uma “boa relação” com a agência de notícias, mas reconheceu que era necessário “firmar o acordo” com a assinatura do documento, perspectivando assim “uma parceria longa e duradoura” entre ambas as partes.


“A formação graduada e pós-graduada, as especializações e também a nível da investigação, em todos esses âmbitos já temos uma relação próxima com a Inforpress. O que este protocolo vem trazer é apenas firmar aquilo que já tinha iniciado, mas que não tínhamos esta documentação formal”, reiterou, destacando a importância da cooperação na formação de profissionais qualificados para o mercado da comunicação social em Cabo Verde.


O objectivo, informou, é proporcionar estágios profissionais para desenvolver a investigação, uma vez que, asseverou, o País tem “falta de pessoas” preparadas para operar na área, acreditando que o estudante em contacto directo com a profissão “vai pôr em prática” todo o conhecimento teórico adquirido durante a formação académica.


Vale ressaltar que a Unipiaget rubricou também um protocolo com o Banco de Cabo Verde e o Ministério da Educação no momento em que, avançou Joanita Rodrigues, “precisam alargar as relações com as instituições do País”.
“Com o Banco de Cabo Verde foi um protocolo muito bom, que vai dar muito prestígio aos nossos estudantes que poderão usufruir dos benefícios da biblioteca do BCV, que tem vários títulos. E com o Ministério da Educação assinamos um protocolo com uma abrangência grande, mas que centraliza essencialmente na questão de trabalharmos numa parceria mais próxima da rádio e da Tv educativa que pensam implementar, uma vez que já temos uma experiência com a web TV e a web rádio”, informou.
A Inforpress assinou na quinta feira, 04, o primeiro protocolo de cooperação com uma instituição de ensino superior, a Universidade Lusófona de Cabo Verde, que permite disponibilizar meios e troca de conhecimento entre as duas instituições.
Segundo o Administrador Único, a Inforpress não tinha até agora nenhuma cooperação com instituições de ensino superior aqui em Cabo Verde, apesar destes serem o “berço” de toda a classe jornalística e dos profissionais da comunicação social que assistem de forma directa ou indirecta a Inforpress.


Inforpress


Categoria:Noticias