Cabo Verde continuará a apoiar esforços da comunidade internacional com vista a encontrar solução para paz na Ucrânia – Vice-PM

O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, afirmou hoje que Cabo Verde continuará a apoiar os esforços da comunidade internacional com vista a encontrar uma solução duradoura para a paz na Ucrânia e no mundo.

O governante, que falava na recepção promovida pela Delegação da União Europeia em Cabo Verde, para assinalar o Dia da Europa, disse que, não obstante, os desafios, enquanto um pequeno Estado arquipélago, Cabo Verde continuará a defender o respeito pelos valores do multilateralismo, mas também do direito internacional plasmado na Carta das Nações Unidas.


“O mundo precisa de paz, de paz e de paz. O mundo precisa de estabilidade, o mundo precisa promover cada vez mais a dignidade da pessoa humana”, realçou o governante que, no início da sua alocação, pediu um minuto de silêncio pelas vítimas da guerra na Ucrânia.


“Gostaria de assegurar que o Governo de Cabo Verde manterá o seu firme compromisso em relação ao multilateralismo, mas também o desenvolvimento sustentável e uma ordem internacional assente em regras, princípios e valores que elevam a humanidade, protege e defende a dignidade da pessoa humana”, acrescentou.


Para Olavo Correia, a celebração do Dia da Europa, hoje 09 de Maio, representa um momento crucial, não só para a Europa, mas também para todo o mundo e, particularmente, para Cabo Verde enquanto um país amante da paz, da democracia, da liberdade e amante da defesa intransigente da dignidade da pessoa humana.


“Numa altura em que o conflito armado já vai para seu o segundo ano consecutivo, cerca de 15 meses para ser mais preciso, com as consequências nefastas que são sentidas por todos nós…primeiro por aqueles que estão a morrer no espaço da guerra, mas também por aqueles que são vítimas colaterais desta invasão, penso que todos nós temos que estar cientes em como temos que trabalhar para promovermos a paz, a cooperação, a estabilidade e respeitar o direito internacional”, sublinhou.


Durante o seu discurso, Olavo Correia falou também da Parceria para a Mobilidade com União Europeia, defendendo a livre circulação, um processo que defende que seja faseada e feita de acordo com regras.


“Nós defendemos, senhora embaixadora, como evidente um mundo de paz e um mundo para todos. E um mundo de paz e um mundo para todos é um mundo que promove a liberdade. A liberdade de circulação das pessoas, a liberdade de circulação de bens e a liberdade de circulação de capitais com base em regras para permitir que se faça dentro do quadro legal”, sustentou.


“Nós somos a favor da liberdade plena, da liberdade em todos os sentidos, incluindo a liberdade, ao nível da movimentação de pessoas entre Cabo Verde e União Europeia, mas também entre continente o africano e a União Europeia, mas com uma abordagem que tem que ser faseada para podermos atingir responsavelmente esses objetivos” acrescentou.


Para já garantiu que o Governo de Cabo Verde vai continuar a implementar os termos do acordo de visto que foi revisto e que entrou em vigor a 01 de Julho 2022, salientado que foi um passo importante, mas que não pode ofuscar o objectivo maior que é a liberdade e circulação de pessoas.


Já a embaixadora da União Europeia (UE) em Cabo Verde, Carla Grijó, disse que entende a ambição de Cabo Verde e dos cabo-verdianos para a livre circulação no espaço europeu, mas salientou que é preciso dar tempo ao tempo.
Em conversa com a Inforpress, na véspera da celebração do Dia de Europa, que hoje se assinala, Carla Grijó salientou que a livre circulação entre Cabo Verde e a UE é um aspecto complexo, já que envolve os 27 estados-membros e em que cada um tem uma perspectiva nacional relativamente ao tema.


O Dia da Europa é comemorado anualmente a 09 de Maio, para festejar a paz e a unidade do continente europeu.
A data escolhida reflecte o dia 09 de Maio de 1950, em que o estadista francês Robert Schuman avançou com a proposta de uma entidade europeia supranacional. Essa proposta ficou conhecida como a Declaração Schuman e é considerada o embrião da actual União Europeia.



Inforpress


Categoria:Noticias