Santo Antão/Dia do Cozinheiro: Cozinhar com amor sempre foi o segredo para conquistar os meus clientes – diz José Clemente Fernandes

José Clemente Fernandes, 60 anos, cozinheiro profissional ribeira-grandense, garantiu, hoje, que cozinhar com amor sempre foi o segredo para conquistar os seus clientes.

As “aventuras” na cozinha conforme contou José Fernandes, à Inforpress começaram na adolescência, quando foi aprender a fazer pão na casa da sua tia Rosinha de Angelina, que segundo o mesmo foi um dos “pilares” para o seu “crescimento” profissional.


Conforme afirmou José Fernandes, na casa da tia aprendeu a fazer “muitas coisas”, mas um tempo depois foi trabalhar com outra tia, Chiquinha de Manuel Gualdino, onde a mesma fonte recordou que “aperfeiçoou” o seu talento na cozinha.


“Recordar a minha história na cozinha não tem como esquecer dessas minhas duas tias, elas me ensinaram de tudo um pouco e se hoje sou quem sou, foi graças ao empenho e dedicação que elas tiveram comigo nessa altura” salientou.


Depois de algum tempo, Fernandes passou por duas ilhas, São Vicente e Sal, onde conheceu “personalidades” da cozinha e “consolidou” as suas técnicas.


José Fernandes actualmente é reformado, mas não queria parar de trabalhar e resolveu abrir um bar/ restaurante na sua cidade natal e conforme garantiu à Inforpress, o seu tempero deixa os clientes com “água na boca” e vontade de querer mais.


“Sempre elogiam os meus pratos até porque tudo o que faço na cozinha faço com amor e isso faz toda a diferença nos meus pratos”, sublinhou.


Em Santo Antão, segundo a mesma fonte há “bons cozinheiros” só que, conforme o mesmo, ainda há alguns que estão a “pecar” em questões básicas que aprendem na formação.


“Higiene! Fico extremamente chateado e incrédulo quando vejo um cozinheiro a passear na rua uniformizado ou mesmo com a touca na cabeça. Imagine quantas bactérias levam às cozinhas diariamente. Por isso, lanço um apelo a nossa classe para terem mais cuidado como os maus hábitos”, alertou.


José Fernandes falou da falta de cozinheiros formados na Ribeira Grande e explicou que, mesmo tendo várias formações e muitos formandos concluído o curso, a maioria opta por sair de Santo Antão para procurarem empregos nas ilhas turísticas e os poucos que ficam em Santo Antão nem sempre se dedicam à área e quando são chamados para trabalharem, nem “sempre” sabem as coisas e nem “querem” aprender.


O Dia do cozinheiro ou cozinheira é comemorado anualmente no dia 10 de Maio. A data celebra o profissional (ou não) que se dedica a preparar refeições “deliciosas”, com técnica e “dedicação”, para fazer “maravilhas” gastronómicas na cozinha.




Inforpress


Categoria:Noticias