JPAI acusa o Governo do MpD de empurrar os jovens caboverdianos para emigração massiva
Esta acusação foi feita pelo Presidente da Juventude do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (JPAI), Fidel Cardoso de Pina, em uma conferência de imprensa realizada este sábado, na cidade da Praia. Isto no momento em que se prepara para o debate sobre o Estado da Nação, que acobtece na sessão da Assembleia Nacional que começça a partir desta quarta feira,26 de Julho.
“O país tem vivido e registado nos últimos anos e, particularmente nos últimos meses, uma emigração de jovens em massa e a uma escala galopante jamais vista. Uma realidade altamente preocupante para o futuro de Cabo Verde”, aponta Fidel.
Para a JPAI, a juventude constitui a maior franja da população caboverdiana e a mais qualificada, mas que ainda assim entende que é o grupo que regista a maior exclusão do campo de trabalho formal, os mais afetados pelo desemprego, os mais expostos a pobreza, os que mais sofrem com a exploração laboral – “motivações de fundo que têm levado aos jovens cabo-verdianos a abandonarem o nosso país”.
Cardoso lamenta a falta de políticas públicas do atual Governo do MpD para o aproveitamento das competências dos jovens caboverdianos, o que, para ele, têm-se revelado pouco inclusivo, deficientes e completamente “falhadas”. “Por estas razões, e sem nenhuma vontade de permanecer no país, essa juventude procura desesperadamente formas de sair de Cabo Verde, face a evidente falta de oportunidades para trabalhar, estudar e/ou empreender”, sublinha.
Para a JPAI, está-se perante uma complexa situação que significa a fuga dos “nossos cérebros, a perda de jovens quadros qualificados e de quiçá, da perda de uma mão de obra especializada ou até mesmo altamente especializada”. “A situação poderá agravar o cenário ainda mais, a níveis insustentáveis, se o Governo do MpD continuar nesta inércia e não tomar um conjunto de medidas sérias e criteriosas para travar esta gravíssima realidade”, acrescenta.
Diante deste quadro, a JPAI exorta ao chefe do governo a colocar como uma prioridade da governação a criação de um conjunto de medidas de políticas dirigidas à juventude caboverdiana que possam criar reais oportunidades de emprego e de empreendedorismo nos diferentes setores da economia do país.
“Face ao ponto que já chegamos, é indispensável que atualmente, Ulisses Correia e Silva, adopte medidas objetivas para repor o poder de compra dos nossos jovens, bem como para combater os baixos salários praticados e oferecidos a juventude deste caboverdiana”, apela.
O líder da JPAI conclui que o Governo do MpD tem a responsabilidade de reverter este quadro de perda dos jovens, contribuindo assim para a concretização de seus projetos de vida e sonhos.