Ministério do Mar diz ter investido mais de 30 mil contos na pesca no primeiro semestre de 2023

De acordo com nota do Ministério do Mar, a que a Inforpress teve acesso, estes investimentos foram feitos através do Fundo Autónomo das Pescas (FAP) e incluem a reabilitação de embarcações de pesca, aquisição de equipamentos de pesca e conservação de pescado, limpeza e preservação de zonas costeiras e ribeirinhas e apoio às comunidades piscatórias.

No mesmo documento, o ministério tutelado por Abraão Vicente explica que tais investimentos visam proporcionar maior segurança no exercício da atividade da pesca, bem como o aumento da qualidade de vida nas localidades piscatórias.

“Com a Associação dos Amigos da Natureza rubricou-se um contrato para a materialização do “Projeto – Terra Azul -Resiliência e fortalecimento das comunidades costeiras e ribeirinhas das ilhas de Santo Antão e São Vicente, orçado em 74 156 741,00, tendo o FAP cofinanciado o valor de 5 513 250,00 escudos caboverdianos”, lê-se na nota que acrescenta ainda que também foram financiadas limpezas de 16 praias de mar no valor 400 contos, promovidas pela Associação Desportiva Recreativa e Cultural Cruzeiros do Norte, em São Vicente.

Por sua vez, prossegue, no município da Ribeira Grande de Santo Antão, foi financiado o projecto “Desenvolvimento da fileira de pesca nas zonas de Cruzinha e Sinagoga”.

“O projecto apresentado pela Câmara Municipal da Ribeira Grande – Santo Antão, orçado em 8 700 contos, contou com o financiamento de 5 500 000,00 do Fundo Autónomo das Pescas. Em São Nicolau, através de um contrato rubricado com a Câmara Municipal, o ministério financiou a 2ª fase de construção da casa do pescador, orçada em 3 276 000,00”, específica a nota.

Na ilha da Boa Vista, de acordo com o Ministério do Mar, os pescadores e peixeiras serão beneficiados com a Reabilitação/Reparação do abrigo de pescadores de Praia das Gatas e da Zona de Derrubado, e Equipamentos de Frio para a Peixaria Municipal”.

Isto, esclareceu, resultado de um contrato programa de cofinanciamento das obras assinado com a Câmara Municipal da Boa Vista no valor de 6 210 352,00.

Também em Rincão, no interior de Santiago, o Ministério do Mar financiou a fibragem e pintura de 27 embarcações de pesca artesanal, através de um contrato programa com a Associação para Desenvolvimento das Mulheres e Peixeiras de Rincão orçado em 3 915 000,00.

Avançou ainda que com a Câmara Municipal do Sal rubricou, para o término da Casa do Pescador de Santa Maria, a reabilitação e Fibragem de 15 botes, um contrato no valor de 5 872 000,00 do total do projeto apresentado, 10 293 779,00.00. De acordo com o Ministério do Mar, os co-financiamentos dos referidos projectos cumprem a política de corresponsabilização para o desenvolvimento das pescas e do mar, implementada pelo Ministério do Mar em 2022.

A Semana com Inforpress

Categoria:Noticias