Ministro da Energia garante que expansão do parque eólico acontece já no final deste ano

Alexandre Monteiro deu esta garantia, no final desta manhã, no âmbito da sua vista ao Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI), ao Centro do Backup da Electra, em Monte Vaca, Parque Solar e ao Centro de Despacho do SCADA da Electra, para se inteirar da situação dessas instituições.

Segundo este governante, esta visita está inserida no programa de contactos com empresas envolvidas na implementação do programa de desenvolvimento do sector da energia, nomeadamente, a Cabeólica, a Electra e o Cermi.

No caso da Cabeólica, avançou que este está numa fase avançada e preparada para o arranque da construção do projecto da expansão do parque eólico que acontece já no final deste ano, considerando que é um projecto “importante” que vai duplicar a produção de energia renovável na ilha de Santiago e contribuir também a nível do País, ultrapassar os 30% da penetração das energias renováveis e com menos custos.

“A visita que fizemos, não basta só ter energias, é preciso termos também a capacidade de receber as energias renováveis e fazer a sua distribuição de forma eficiente, por isso essas infra-estruturas de redes são importantes, para fazer distribuição de uma energia aos consumidores com menos custos e com mais qualidade”, frisou o ministro da Energia, salientando que as infra-estruturas tecnológicas estão operacionais, mas é preciso ter consumidores legalmente ligados ao sistema eléctrico.

Com este particular, considerou que estar de forma ilegal no acesso à energia, não só contribui para causar danos ao sistema eléctrico nacional, mas também para prejudicar os outros consumidores.

Todavia, afirmou que isto também é uma das preocupações a nível nacional sobre as perdas que a Electra tem enfrentado.

Com isto, o governante sustentou que esta empresa está a fazer esforços no combate às perdas, mesmo constatando pequenas evoluções e quase que uma estagnação e uma evolução muito ligeira, “queremos acelerar nesta questão e ainda temos a nível de perda acima de 24%”, que segundo o governante é “muito elevado”.

No entanto assegurou que esta aceleração se consegue com investimentos a nível da Electra com o reforço da rede e ainda com a melhoria no sistema de gestão de distribuição.

“É preciso também que os consumidores tenham o sistema da rede legalmente, porque a forma de ligação ilegal contribui para aumentar ainda as perdas comerciais”, elucidou Alexandre Monteiro.

A Semana com Inforpress

Categoria:Noticias