Agricultores “ansiosos” pela recuperação da barragem subterrânea inoperacional há sete anos
O porta-voz dos agricultores, Octávio Inocêncio, disse que os lavradores estão “ansiosos” pela recuperação da barragem, que, a avaliar pelo “compromisso” assumido pelo Governo, será “uma realidade” com a chegada, ainda este ano, da estrada a esse vale agrícola.
Este agricultor lembrou que o Governo já prometeu, por várias vezes, recuperar a barragem assim que a estrada chegar à Chã de Branquinho, o que está em vias de acontecer.
Conforme apurou a Inforpress junto dos serviços do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) no Porto Novo, a recuperação dessa barragem, inaugurada em 2012, no quadro do projecto de reordenamento da bacia hidrográfica de Alto Mira, estará apenas a depender da conclusão da estrada.
É que as intervenções previstas para essa infra-estrutura hidráulica exigirão maquinarias pesadas, cujo transporte só será possível com a estrada, que fica concluída ainda em 2023.
Essa infra-estrutura hidráulica, uma vez recuperada, aumentará a disponibilidade de água para agricultura em Chã de Branquinho, com mobilização de 350 mil metros cúbicos/ano.
A Semana com Inforpress