Câmara quer transformar Luzia Nunes numa aldeia turística como elemento religioso e de peregrinação

A localidade de Luzia Nunes, a mais próxima do santuário, é passagem obrigatória dos fiéis que se deslocam de viaturas, daí a aposta da edilidade na sua transformação numa aldeia turística religiosa.

O edil de São Filipe, Nuías Silva, disse à Inforpress que a câmara já começou a trabalhar a questão da aldeia turística de Luzia Nunes e que já se criou uma comissão para tal que inclui os Capuchinhos que fazem a gestão do santuário e equipas da câmara.

Segundo o autarca, está-se a trabalhar num projecto com os recursos que a edilidade conseguiu mobilizar junto de uma organização internacional da francofonia e vai apoiar Luzia Nunes para a sua transformação numa aldeia turística dentro daquilo que é componente religioso e do percurso da peregrinação para Nossa Senhora do Socorro.

No quadro deste projecto o percurso vai ser sinalizado e trabalhar a via alternativa sempre no sentido de uma aldeia turística e de caminhada, acrescentando que serão seleccionadas algumas casas que serão trabalhadas e ajudando as famílias a criarem um quarto com todas as condições para receber turistas.

“Na parte da Nossa Senhora do Socorro a ideia é trabalhar uma espécie de lojas para venda de produtos religiosos ligados à cera e formação no tratamento da cera para fazer arte e outros souvenires que possam ser comercializados na zona de Luzia Nunes ou em Nossa Senhora do Socorro”, destacou Nuías Silva, observando que o projecto vai começar agora e a ideia é ter algum desenvolvimento para o 05 de Agosto de 2024.

Nuías Silva indicou que a ideia é continuar junto com os Capuchinhos a densificar ano após ano até chegar ao sonho de ter o santuário de Nossa Senhora do Socorro numa rota religiosa turística onde Luzia Nunes pode ser o centro pivotante de toda a dinâmica peregrina e turística à volta deste tema.

“Vamos começar com este pacote de cerca de 35 mil euros que é um bom contributo para arrancar e sensibilizar as pessoas de Luzia Nunes de que há uma alternativa e sensibilizar a diáspora de Luzia Nunes a investir mais na comunidade”.

Já o projecto para transformação a capela de Nossa Senhora de Socorro, localizada a sul da cidade de São Filipe, a pouco mais de dez quilómetros, num verdadeiro santuário enquadra-se no domínio de turismo religioso que a autarquia de São Filipe pretende desenvolver em parceria com a Igreja Católica,

A questão relacionada com a sua transformação num santuário foi analisada na visita que uma delegação do Município Português de Ourém efectuou a São Filipe, no primeiro semestre de 2022 sendo que o projecto prevê a criação de feira de velas que poderá constituir oportunidades de emprego para jovens e mulheres da zona sul do município.

A reabilitação do caminho vicinal São Filipe/Nossa Senhora Socorro que anualmente é percorrido por centenas de peregrinos também está sendo equacionada neste quadro.

Categoria:Noticias