Emigrante cabo-verdiano vai construir hotel de 161 mil euros em Tarrafal de Santiago
De acordo com o despacho governamental que atribui o estatuto de utilidade turística de instalação, o empreendimento vai ser construído por um emigrante residente na Suíça, representante da “Boutique Hotel Blue Sky”.
No despacho conjunto dos ministérios do Turismo e Transportes e das Finanças, é referido ainda que o hotel vai custar 17,7 milhões de escudos (161 mil euros), e vai criar 13 postos de trabalho no município mais a norte da ilha de Santiago.
Segundo o Governo, o empreendimento vai oferecer um “serviço de alojamento diferenciado”, de “alto padrão”, para criar uma oferta turística alternativa no concelho, um dos mais turísticos da maior ilha de Cabo Verde.
Refere-se ainda que se trata de um “projeto que se preocupa com os aspetos da sustentabilidade ambiental, capaz de proporcionar um equilíbrio entre o negócio, a sociedade e o meio ambiente natural”.
“Vai ao encontro da política setorial definida pelo Governo, realçando a componente diversificação e desconcentração da oferta turística, para além do expresso compromisso com a valorização cultural e ambiental, almejando impactos positivos na cadeia de valor da economia local, com potencial de agregação de valor ao PIB [Produto Interno Bruto] do país”, refere.
Segundo o Inventário Anual de Estabelecimentos Hoteleiros de 2022, publicado em maio pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), no ano passado o país o país tinha uma oferta recorde de 15.257 quartos, mais 4,2% do que 2021, e 28.851 camas, mais 19,4%.
De acordo com o mesmo documento, Cabo Verde contava no final do ano passado com 292 estabelecimentos hoteleiros em funcionamento, entre hotéis, ‘resorts’, pensões, residenciais e outros, um aumento de 1,4% face a 2021.
Estes estabelecimentos hoteleiros empregavam 9.458 trabalhadores no final de 2022, número que compara com os 8.400 no ano anterior, um aumento de 12,6%.
De acordo com um relatório do Banco de Cabo Verde (BCV), o turismo em Cabo Verde cresceu 481,5% em 2022, fixando-se nos 785.272 visitantes, num desempenho considerado “bastante favorável”, que atingiu níveis pré-pandémicos.
O turismo representa cerca de 25% do Produto Interno Bruto (PIB) de Cabo Verde e é considerado o "motor" da economia do país.
A Semana com Lusa