Munícipes elegem abastecimento de água e saneamento como “principais desafios” do município
Abordados pela Inforpress, os porto-novenses exortaram a Câmara Municipal do Porto Novo a resolver o problema de fornecimento de água aos bairros na parte mais alta da cidade do Porto Novo, onde os moradores enfrentam “situação de penúria de água”.
A moradora Maria Silva alerta para a situação de Chã de Viúva, um dos bairros da cidade do Porto Novo, onde, adiantou, a água tem chegado com “muita irregularidade”.
Chã de Galinheira é outra zona onde o líquido precioso não chega com regularidade, no dizer do residente Celestino Melo, para que, nesta época mais questão, vive-se “uma situação muito difícil” em termos de abastecimento de água nas zonas altas da cidade do Porto Novo.
Em Chã de Matinho, os matadores falam também em “dificuldades” em ter água nas torneiras e pedem à edilidade porto-novense para resolver o problema que tem condicionado a vida da população.
“Passamos muito sem água nas torneiras, situação que muito nos aflige, sobretudo nesta época mais quente”, disse o morador Manuel Silva.
O problema de vazamento dos esgotos constitui outra inquietação dos porto-novenses, que voltam a pedir o alargamento da rede de esgotos na cidade do Porto Novo com vista a resolver esta preocupação.
“É preocupante ver os esgotos a vazarem no mar porque a actual rede está esgotada há vários anos”, avançou o residente Jorge Santos.
A edilidade porto-novense tem informado que o problema de fornecimento de água na cidade do Porto Novo vai ser resolvido no quadro dos investimentos previstos para Santo Antão através do projecto de água e saneamento desta ilha, que já está na fase de implementação.
Para a cidade do Porto Novo, o projecto de água e saneamento de Santo Antão prevê, precisamente, a instalação de uma nova rede de distribuição de água e o alargamento da rede de esgotos na cidade do Porto Novo. A Semana com Inforpress