Ministra diz que maior desafio do HUAN é continuar prestando um serviço de qualidade

Filomena Gonçalves fez estas declarações à margem da cerimónia de tomada de posse do novo presidente do conselho de administração (PCA) e da nova administradora do Hospital Universitário Dr. Agostinho Neto, Gabriel Gonçalves e Melissa Santos.
“O maior desafio do maior hospital do país é continuar a trabalhar para que possa dar resposta a todas as demandas que lhe é feita. É continuar a trabalhar para que cada dia tenhamos novidades no sentido de termos mais e melhores capacidades para responder às necessidades que as pessoas procuram e quando procuram,” afirmou a ministra.
A nomeação do novo PCA e da nova administradora foi vista como um passo crucial para enfrentar esses desafios, com a ministra da Saúde a expressar sua “plena confiança” na nova liderança.
“Acreditamos que este conselho é capaz de enfrentar esses desafios. Temos plena confiança, aliás é por poderem fazer isso é que terminamos agora a cerimónia de posse,” acrescentou a ministra.
Filomena Gonçalves também abordou a questão da continuidade do conselho de administração, observando que não houve substituição completa, mas sim a saída de dois membros, um por questões pessoais e outro devido ao término de seu mandato.
A governante elogiou o “trabalho meritório” realizado pelo conselho anterior e expressou sua gratidão por suas contribuições para o sector da saúde.
“São pessoas que fazem parte do sector da saúde e continuarão a dar as suas contribuições,” afirmou a ministra.
Quando questionada sobre as questões que surgiram relacionadas ao envolvimento do anterior PCA, Imadoeno Tavares, em um caso de Violência Baseada no Género (VBG), a ministra da Saúde reforçou a importância de preservar o carácter especial e delicado do sector da saúde.
“Nós entendemos que a saúde é um sector muito especial e delicado, que merece o pacto de regime que todos nós devemos preservar com elevação, respeito, solidariedade e positivismo. É esse o espírito que nós temos para o sector da saúde,” concluiu a ministra. A Semana com Inforpress