Câmara da Praia doa à Cruz Vermelha edifício situado no bairro do Paiol

Em declarações à Inforpress à margem do terceiro dia da VI sessão extraordinária e VII sessão ordinária da Assembleia Municipal, que acontece até esta quinta feira, 30, o presidente da câmara, Francisco Carvalho, realçou a importância da doação, tendo justificado que a instituição tem feito um enorme esforço no desenvolvimento de projectos nas comunidades.

O edil explicou que o edifício cedido pela gestão anterior, pertence agora à Cruz Vermelha que “pode agir com autonomia” na criação de iniciativas e espaços voltados ao atendimento e orientação dos jovens, contribuindo para melhoria de vida da comunidade.

Durante a sessão ordinária, a Assembleia Municipal aprovou com 11 votos a favor do PAICV (partido que gere a câmara) e 10 abstenções do MpD, o projecto privado de loteamento do Complexo Duargema, na Cidadela.

Segundo Francisco Carvalho, o projecto é da empresária caboverdiana e fundadora do “Naděje Cabo Verde” (Esperança Cabo Verde), Mónica Sofia Duarte.

“Um projecto de uma senhora emigrante da República Checa, Mónica Sofia, que decidiu investir em Cabo Verde. Fez todo percurso de modelo, agora quer investir no país e está a construir este projecto imobiliário na cidadela que se chama Duargema”, explicou, avançando que a câmara tem acarinhado iniciativas que garantam o sucesso empresarial.

Por seu lado, o vereador do MpD (oposição camarária), Manuel Vasconcelos, em justificativa da abstenção da bancada, disse que Francisco Carvalho não tem cumprido com os procedimentos exigidos na aprovação das deliberações ao submeter os projecto directamente a discussão na Assembleia Municipal.

“Nós não somos contra o investimento, mas a forma como foi submetido à plenária para fugir da votação da câmara. Não consta o nome do promotor, área envolvida no investimento, e o mais importante, o título de propriedade “, explicitou, reiterando a falta de clareza nas propostas apresentadas pela equipa camarária.

A sessão ordinária reúne novamente esta quinta feira, para a apreciação e aprovação do projecto de loteamento da Encosta Poente Monte Facho, aprovação do plano de actividades para o ano económico de 2024, assim como a apreciação e aprovação da proposta de deliberação do Orçamento para o ano de 2024.

A Semana com Inforpress

Categoria:Noticias