Txon-poesia 2024 arranca hoje em Mindelo e homenageia Cabral
A 4ª edição de Txon-poesia, Festival Internacional de Poesia e Poética arranca hoje, quinta-feira,23, na cidade de Mindelo, em São Vicente. O evento deste ano homenageia Amílcar Cabral, no quadro das comemorações do centenário do seu nascimento.
Trata-se de uma iniciativa para celebrar e fortalecer a comunidade ligada à poesia e poética, através de leituras, exposições, conversas, lançamentos, projeção, ações poéticas, performances, teatro, oficinas e stand de livros.
Segundo a organização, a programação deste ano, inserida nas celebrações de Maio, Mês da Europa, conta com projecção de filmes, apresentação de livros, oficinas, performance poética, spoken word e showcase.
As actividades serão realizadas de forma descentralizada, tendo como palcos, o Centro Cultural, Pólo do Mindelo, a Alternativa Galeria, a Universidade de Cabo Verde e Camões Centro de Língua Portuguesa.
A programação de hoje inclui “Poesia, imagem e descolonização do olhar” a partir das 18 horas, com Projeção de vídeo-poema de Carol Braga e conversa com João Paradela e Maiky Miller, moderada por Érico Medina, na Alternativa Galeria.
Outras actividades
Por volta das 21 horas, está agendado o espetáculo de Zenaida Medina (TriPé) no Espaço Fernando Pessoa do Centro Cultural Português, Pólo do Mindelo, com entrada livre mediante reserva de bilhetes.
Olinda Beja, escritora, poeta, narradora e contadora de histórias natural de Guadalupe, São Tomé e Príncipe, é a convidada internacional do txon-poesia 2024 que homenageia Amílcar Cabral.