MFWA promove workshops para jornalistas e ativistas sobre prevenção de processos judiciais
A Media Foundation for West Africa (MFWA) está a organizar um conjunto de cinco workshops de formação voltados para jornalistas, órgãos de imprensa, ativistas e defensores dos direitos humanos, sob o tema “Prevenção de Processos Judiciais”. O workshop do grupo de Cabo Verde acontece dia 21 de novembro de 2024, às 10h00 GMT, em formato online (via Zoom).
Os workshops decorrem de 21 de novembro a 12 de dezembro.
As sessões, uma presencial e quatro virtuais, têm como objetivo, segundo nota da MFWA, capacitar os participantes com conhecimentos e estratégias práticas para evitar armadilhas legais frequentemente usadas contra profissionais de comunicação e ativismo.
De acordo com a mesma nota, o programa inclui uma sessão presencial no Gana e quatro workshops virtuais destinados a 12 países da África Ocidental.
Entre os países lusófonos e francófonos, estão Guiné, Guiné-Bissau, Senegal e Cabo Verde. Outros grupos incluem Libéria, Gâmbia e Serra Leoa, Togo, Costa do Marfim, Benin, Gana e Nigéria.
Foco nas disposições legais locais
Os workshops serão conduzidos por ativistas experientes e advogados especializados em direitos humanos, membros da Rede Africana de Advogados de Defesa dos Meios de Comunicação (WANAMDEL).
“O foco estará nas disposições legais locais que têm sido usadas para perseguir jornalistas e ativistas, oferecendo orientações práticas para evitar essas ameaças e garantir maior proteção no exercício de suas atividades” , escreve a MFWA na nota.
Segundo a Media Foundation for West Africa (MFWA) iniciativas do tipo visam “reforçar o compromisso da MFWA em promover a liberdade de imprensa e os direitos humanos na região, proporcionando ferramentas essenciais para enfrentar os desafios legais que ameaçam a prática jornalística e o ativismo”.