Museus receberam mais de 23 mil visitantes no primeiro semestre deste ano
O número de visitantes dos 11 museus de Cabo Verde geridos pelo Instituto do Património Cultural (IPC) tem vindo a crescer nos últimos anos. As preferências dos mais de 23 mil estrangeiros e nacionais que visitaram estas infraestruturas culturais só entre Janeiro e Junho deste ano recaem especialmente sobre o Museu do Campo de Concentração do Tarrafal de Santiago, que lidera com mais de 49% do total das entradas.
Aprocura dos 11 museus existentes no país por visitantes nacionais e estrangeiros não pára de crescer. Um aumento atestado pelos dados divulgados esta semana pelo Instituto do Património Cultural (IPC), entidade que gere os 11 museus afectos à tutela da Cultura.
No total, 23.387 mil visitantes entraram nos 11 museus do país, só no primeiro semestre do ano (entre Janeiro e Junho), traduzindo- -se em mais 5.375 visitantes comparativamente a igual período do ano passado, sendo a maioria (65%) cidadãos estrangeiros e os restantes nacionais (35%).
Campo de Concentração do Tarrafal lidera
Na prática, o Museu do Campo de Concentração do Tarrafal lidera o top das visitas, tendo em conta a elevada importância deste lugar para a história e cultura mundial, estando inclusive, em curso a sua candidatura a Património Mundial da UNESCO.
Este emblemático museu recebeu 11.484 visitantes só nos primeiros seis meses do ano, praticamente o dobro do número registado em igual período do ano passado (6.428), representando 49% das entradas nos 11 museus geridos pelo IPC.
Este museu, que recebeu este ano as Comemorações Oficiais dos 50 anos do 25 de Abril e do Encerramento do Campo de Concentração do Tarrafal, foi, assim, o mais visitado quer por estrangeiros (6.028 visitantes), quer por nacionais, contabilizados em 5.456 entradas, nos primeiros seis meses do ano.