Taxa de reincidência criminal baixou de 33 para 21 % – ministra da Justiça
A taxa da reincidência criminal no país, de acordo com os últimos dados de 2018, baixou de 33 para 21 por cento (%) disse hoje, na cidade da Praia, a ministra da Justiça, Joana Rosa.
“São ganhos, mas precisamos fazer mais e ainda há muitos desafios”, ressalvou a ministra, momentos antes de presidir a cerimónia de abertura de três cursos, Eletromecânica, Bate-chapa e Pintura Auto e Horticultura, destinados a 74 reclusos da Cadeia Central da Praia.
Para a ministra, trata-se de mais um esforço do Governo na reinserção social dos reclusos, através da formação profissional para contribuir na redução da reincidência criminal.
“Pretendemos prepará-los para a vida fora das prisões”, apontou Joana Rosa, que anunciou a implementação do projecto de empregabilidade da mão-de-obra reclusa para garantir a formação profissional a todos os presos.
Esta ideia, segundo a ministra, precisa de um trabalho integrado, com psicólogos e assistentes sociais, realizado pós-cumprimento de pena, através de construção de diálogos com os empresários, para promover a integração no mercado de trabalho.
Joana Rosa considerou que é preciso eliminar o estigma de pós-cumprimento de pena na família, nas comunidades e nos empregos.
A formação, realizada em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Cooperação Japonesa, tem a duração de seis meses a um ano e é destinada a reclusos com idade compreendida entre 19 a 46 anos.