Santiago Norte: Director-geral da FAO pede criação de políticas favoráveis para o desenvolvimento da agricultura

O director-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) considerou que Cabo Verde deve criar políticas que favoreçam o desenvolvimento da agricultura e o desenvolvimento rural.

Qu Dongyu falava à imprensa no município de Santa Cruz, após ter também visitado alguns projectos agrícolas no município de São Lourenço dos Órgãos, ambos municípios da região Santiago Norte, onde reconheceu os ganhos e progressos do país no sector agrícola nesses quase 50 anos de independência.

Mesmo com o progresso, o director-geral da FAO avançou que para se ter melhores progressos é preciso que o país crie e implemente políticas favoráveis para o desenvolvimento, especialmente para a área da agricultura e do desenvolvimento, com uma forte aposta na inovação científica.

Mostrou-se satisfeito com a visita que lhe permitiu conhecer as ilhas, desfrutar da comida, da cultura e das diversas potencialidades que o país oferece.

Dessas inovações, indicou a necessidade de se introduzir novas variedades no sector agrícola, nomeadamente da banana, coco, mandioca, batata doce, ou outras leguminosas, como do feijão e do milho.

Além das inovações, Qu Dongyu considerou que é preciso também desenvolver mais o sistema e sugeriu uma combinação do conhecimento indígena com a tecnologia moderna, o que vai criar rendimentos adicionais e melhorar a nutrição.

Categoria:Noticias