Cabo Verde vai organizar primeiro congresso de medicina da Diáspora


Esta garantia foi dada na cidade da Praia, por ocasião de uma cerimónia, em homenagem a três cabo-verdianos que se destacaram profissionalmente nos Estados Unidos da América (EUA). O Diretor para o desenvolvimento económico da cidade de Boston, John Barros, o médico Jean Jaques Alves e o senador Vinny de Macedo foram distinguidos com a medalha de segundo grau (prata), que contou com a presença do Mayor de Boston, Martin Walshque.

Conforme o chefe do Governo cabo-verdiano, o seu executivo pretende fomentar o retorno a Cabo Verde das "capacidades e competências" que existem na Diáspora, seja na área política, empresarial ou académica. "Diversas profissões, como a medicina, podem ser partilhadas aqui em Cabo Verde, através de formações, para poderem participar no processo de desenvolvimento do país", adiantou à Lusa, anunciando que ainda este ano se vai realizar um “grande” encontro da Diáspora no setor da medicina, nomeadamente nos Estados Unidos e na Europa, onde existem um número considerável de médicos de origem cabo-verdiana, que trabalham ligado a este setor.

Correia acrescenta que, nesta primeira etapa, a intenção será realizar o congresso de profissionais de saúde, com o objetivo de trocar experiências, mas a intenção do Executivo é estender a ideia a outros setores, nomeadamente o empreendedorismo, academia, ciências, inovação.


Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário