Primeira-dama entrega cheques para apoiar jovens em situação de “vulnerabilidade”

Primeira-dama de Cabo Verde, Débora Katísa Carvalho, entregou hoje, quinta-Feira, 26 de setembro, cheques à FICASE e à Fundação Infância Feliz para apoiar jovens de famílias desfavorecidas com bolsas de estudo, no âmbito do programa “Educando Linda”.

Segundo nota enviada à nossa redação, o programa “Educando Linda”, promovido em Cabo Verde pela Fundação Merck em parceria com a Fundação Dret.u, visa beneficiar jovens de excelência, mas em situação de vulnerabilidade, proporcionando-lhes bolsas de estudo para garantir a continuidade dos seus estudos.

Esta iniciativa pan-africana, originária da Alemanha, é adaptada a cada país e busca oferecer oportunidades de educação a jovens africanos que se destacam academicamente.

Inclusão dos rapazes

Embora o programa fosse inicialmente destinado apenas a raparigas, a Primeira-Dama propôs a inclusão de rapazes, “considerando a realidade de Cabo Verde”, onde, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o insucesso e o abandono escolar são mais frequentes entre eles.

Esta decisão, conforme mencionado pela Fundação Dret.u, responde a pedidos recebidos e reforça o compromisso de promover a equidade de gênero.

Mencionam ainda que o programa “Educando Linda” pretende não só impactar diretamente o desenvolvimento dos jovens beneficiários, mas também contribuir para a promoção da educação e equidade de gênero no país.

42 adolescentes/jovens com potencial – 21 meninas e 21 rapazes – de escolas básicas e secundárias de várias ilhas, agora têm uma oportunidade de estudar com melhores condições. Graças ao Programa Educando Linda (o), fruto de uma parceria entre a Fundação Merck e a Fundação Dretu, o futuro está mais brilhante para esses jovens.

Categoria:Noticias