PR pede auditoria global ao sistema nacional de saúde após morte de gestante

O Presidente da República, José Maria Neves, defendeu hoje que as autoridades competentes devem realizar uma auditoria global ao Sistema Nacional de Saúde para avaliar o seu desempenho e a qualidade dos serviços prestados aos cabo-verdianos. Esta posição vem na sequência da morte de uma gestante e do desaparecimento do corpo de um bebé no Hospital Agostinho Neto, na Praia.

Citado pela Inforpress, o Chefe de Estado lembrou que, aquando da morte de sete bebés recém-nascidos, ocorrido no Hospital Baptista de Sousa (HBS), em São Vicente, em 2023, já havia apelado às autoridades a fazerem uma auditoria a todo sistema de saúde para analisar o seu desempenho, a qualidade dos serviços prestados e responder às inquietações dos cidadãos e da sociedade.

Essa auditoria, segundo disse, nunca foi feita, pelo que reforça este apelo, diante dos casos ocorridos nos últimos dias, agora no hospital central da Praia.

“Eu penso que é preciso sermos muito atentos e rigorosos em relação a essas questões. Agora temos novas situações e precisamos, definitivamente, de ser consequentes e de fazer uma avaliação, uma auditoria geral a todo o Sistema Nacional de Saúde, ao seu desempenho, à forma como os serviços estão organizados, à qualidade dos serviços que são prestados e tomar medidas pertinentes”, defendeu.

Categoria:Noticias