Governo vai propor extensão de acordo de mobilidade laboral na CPLP para fortalecer turismo e combater a pobreza
O ministro dos Transportes e Turismo, Carlos Santos, anunciou hoje, na ilha do Sal, a intenção de propor a extensão do acordo de mobilidade laboral na XII Reunião de Ministros do Turismo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que acontecerá na quinta-feira, 31 de outubro, em São Tomé.
Segundo o ministro, a proposta de estender o acordo de mobilidade laboral, atualmente firmado com Portugal, será apresentada aos países parceiros da CPLP, especialmente aos “países amigos” africanos de língua oficial portuguesa.
Santos destacou que o objetivo é reforçar a capacitação de mão de obra no setor do turismo, que representa um pilar fundamental da economia cabo-verdiana, e argumentou que a mobilidade laboral entre os países da CPLP pode atuar como um forte instrumento de combate à pobreza.
Carlos Santos comunicou essa intenção no Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, enquanto aguardava o voo inaugural da companhia aérea EasyJet, que iniciou suas operações para Cabo Verde nesta semana.
A reunião dos ministros terá como tema “Turismo sustentável e inclusivo: desafios e oportunidades na CPLP”, e discutirá estratégias conjuntas para o desenvolvimento do turismo nos sete países membros da comunidade.