Filme cabo-verdiano “Sodade” chega aos cinemas de Portugal, Angola e Moçambique
O filme “Sodade”, produção cabo-verdiana, vai ser distribuído comercialmente em Portugal, Angola e Moçambique pela distribuidora Cinemundo, anunciou esta terça-feira a Televisão África (TVA).
Em nota enviada à Inforpress, a TVA informa que a antestreia de “Sodade” está marcada para o dia 27 de Novembro na sala de cinema do El Corte Inglés, em Lisboa, e a estreia oficial acontecerá no dia 28 de Novembro.
O filme, realça a mesma fonte, promete trazer uma experiência cinematográfica única, que conecta as raízes culturais de Cabo Verde com o público global.
Além da sua estreia nos cinemas lusófonos, “Sodade”, refere a TVA, foi seleccionado para o Festival Internacional de Cinema de Abuja, na Nigéria, onde foi nomeado em duas categorias, incluindo Melhor Trilha Sonora.
A mesma fonte reforça ainda que através de sua distribuição internacional, "Sodade" coloca o cinema cabo-verdiano em destaque no cenário global.
O filme é uma obra cinematográfica que transcende uma simples história de amor. Com a realização e roteiro da cabo-verdiana Sarah Grace, que vive nos Estados Unidos há mais de 15 anos, e explora temas profundos como amor, traição e ódio, através da história de personagens que vivem os desafios e dilemas da diáspora.
Além da sua distribuição nos cinemas, “Sodade” também já se destacou em palcos internacionais, tendo sido seleccionado oficialmente no Festival Internacional de Cinema em Abuja, Nigéria.
O reconhecimento em festivais internacionais, segundo a TVA, realça a qualidade da produção e a importância do filme como uma obra cultural de peso.