Comandante das Forças Navais dos Estados Unidos para África visita Cabo Verde


Conforme uma nota enviada a este diário digital, o Almirante Foggo III irá reunir-se com o Chefe de Estado Maior das Forças Armadas, Major Emanuel Anildo da Graça Morais, o Diretor Nacional da Defesa, Paulo Lopes e o Conselheiro de Segurança Nacional, Carlos Reis. No centro das atenções vão estar a cooperação e a segurança regional, bem como o reforço da segurança marítima africana.

O documento destaca ainda que, sob o comando do Almirante Foggo, as forças navais Estados Unidos-Europa-África (NAVEUR-NAVAF) e a 6ª Frota dos Estados Unidos conduzem operações com a marinha africana e com a guarda costeira. Tudo com o fito de aplicar a lei contra o tráfico e a exploração ilegal de recursos.

De referir que a NAVAF lidera três exercícios marítimos promovidos pelo Comando Africano dos Estados Unidos para a África (AFRICOM), nomeadamente Cutlass Express, na costa sudoeste da África, Obangame Express, na costa oeste e Phoenix Express, na costa norte. "Essas operações e exercícios regionais permitem reforçar a segurança marítima e a estabilidade económica, através do fortalecimento da capacidade do país parceiro no combate ao tráfico ilícito, à pirataria e na proteção à pesca", destaca a fonte referida.

Os Estados Unidos e Cabo Verde são duas das 33 nações que participam no OE19, bem como a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).Nesta ótica, Almirante Foggo visita esta região para participar no Obangame Express 2019 (OE19), com a finalidade de ver no terreno o exercício militar, melhorar a cooperação regional, a consciência do domínio marítimo e a partilha de informações práticas, bem como aumentar a capacidade coletiva de Nações do Golfo da Guiné e do Oeste Africano no combate à pirataria, ao tráfico ilícito de pessoas e outras ameaças marítimas.

Percurso do Almirante Almirante James G. Foggo III

O Almirante Almirante James G. Foggo III é Comandante do Comando Conjunto da Força Aliada em Nápoles, Comandante da Marinha dos EUA - Europa, Marinha dos EUA - ÁfricaAlte James Foggo e graduado em 1981 pela Academia Naval dos EUA.Também recebeu o título de Olmsted Scholar e Moreau Scholar, tendo recebido o grau de mestrado em Administração Pública (MPA) pela Universidade Harvard e um Diplôme d’études approfondies (DEA) em Estudos de Defesa e Estratégia da Universidade de Strasbourg, na França.

De entre várias outras funções exercidas e prémios recebidos, ele comandou o submarino de ataque, USS Oklahoma City (Submarino Nuclear - SSN 723) em 1998, que recebeu o prémio de Eficácia em Batalha 8º. Esquadrão Submarino (SUBRON) e o Troféu de Comandante de Frota da Força de Comando da Frota Alte Arleigh Burke por ser o navio mais aprimorado da Frota do Atlântico.


Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário