São Vicente: Peixeiras do Mindelo e Biosfera consideram que visita de Rainha de Espanha dá visibilidade aos seus projectos

A Associação das Peixeiras do Mindelo e a organização ambiental Biosfera 1 consideraram hoje que a visita da Rainha de Espanha dará mais visibilidade aos seus projectos e abre perspectivas para novas parcerias financiadas pela Cooperação Espanhola.
Elisa Mota, da Associação das Peixeiras do Mindelo (APM) e Jéssica Matos, da Biosfera, falavam após receberem a Rainha de Espanha, Letizia Ortiz, num ambiente de festa no museu do Mar, em São Vicente, onde conheceu o projecto “Promoção de uma cadeia de pesca integral mais inclusiva e sustentável que favoreça o acesso aos direitos das mulheres e dos jovens no litoral de São Vicente – Amdjer d’txeu Luta” (Mulheres de muita luta), financiado pela Cooperação Espanhola.
“Eu acho que o impacto é positivo, porque nos dá mais visibilidade para novos projectos, inclusive alguns que já tínhamos submetido a financiamento”, afirmou a vice-presidente da Associação das Peixeiras do Mindelo (APM), Elisa Mota, que beneficia de financiamento da Cooperação Espanhola, através de projectos desenvolvidos pela organização não governamental Paz e Desenvolvimento.
Além disso, segundo a mesma fonte, o facto de Letizia Ortiz ter visitado e conhecido o trabalho da APM poderá incentivar mais pessoas a aderir à associação.
“No início do projecto sentimos um bocadinho de resistência, mas hoje em dia já temos um grande número de inscritos para formação. Todas as formações que desenvolvemos ficam sempre lotados porque as pessoas se interessam mais para participar”, exemplificou informando que a APM tem desenvolvido formações de empreendedorismo, masculinidade, alfabetização, transformação e manuseio do pescado, submissão de projectos, entre outros.
Para a representante da Biosfera 1, Jéssica Matos, a presença da Rainha da Espanha é uma oportunidade para ela conhecer o seguimento do projecto de Pesca Sustentável, desenvolvido em parceria com a APM, junto das comunidades pesqueiras para valorizar a pesca artesanal.