Conferência sobre agricultura moderna e ecológica destaque da XI edição do Festival do Café do Fogo

O programa do festival, que celebra a cultura cafeeira com eventos culturais, palestras e competições desportivas e concursos relacionados com o café, foi aprovado pela edilidade dos Mosteiros.

À semelhança das edições anteriores, a XI edição do Festival do Café do Fogo vai reunir produtores, especialistas e amantes do café durante três dias e com uma programação diversificada, incluindo conferências, feiras, competições e actividades culturais.

O festival abre espaço para debates sobre o futuro da cafeicultura, com destaque para a conferência sobre “agricultura moderna e ecológica e cafeicultura” que contará com a participação do presidente da Câmara Municipal de Alzira (Espanha), que abordará o papel das cooperativas agrícolas no fomento da agricultura de mercado.

A empresária colombiana Alexa Schulz e um representante da Emicela vão discorrer sobre as estratégias de marketing e comercialização do café, trazendo perspectivas internacionais.

Um momento marcante do festival será a assinatura de um protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Mosteiros e a Câmara Municipal de Alzira, fortalecendo laços para o desenvolvimento institucional, cultural e económico entre os dois municípios e criar oportunidades para cooperação em várias áreas.

A realização de uma feira do café e do artesanato, com exposições de produtos locais e degustações consta da programação do festival, que também premia a criatividade com a entrega do prémio municipal de artesanato “Tony di Kilda 2025”, reconhecendo os talentos do município dos Mosteiros.

A programação cultural inclui o lançamento do livro “Arbisa d’un Jornáda”, de Alberto Alves “Neves”, além de concursos de poesia, pintura, melhor bolo de café e concurso “café com ajunta”.

Em termos desportivos, o festival promove actividades para todas as idades, como “corrida do café” nas categorias kids, paralímpicos, sénior masculino e feminino, e veteranos para incentivar o desporto e a inclusão.

A abertura oficial contará com discursos do representante dos produtores de café, um convidado estrangeiro e o presidente da Câmara Municipal de Mosteiros, Fábio Vieira.

O Festival do Café do Fogo consolida-se como um espaço de diálogo, negócios e celebração, reforçando a importância do café na economia e cultura de Mosteiros.

Categoria:Noticias