Roteirização turística de Santiago vai revolucionar a ilha enquanto destino turístico por excelência

O governante fez estas declarações à imprensa após o acto de abertura do workshop de “Roteirização turística, cultural e histórica & estudo diagnóstico turismo sustentável da ilha de Santiago”, que está a ser realizado no município de Santa Catarina.

O ministro destacou a importância do workshop, que servirá como marco para definir os principais pontos turísticos da ilha.

“Vamos reflectir sobre a cultura e a história de cada localidade, criando uma narrativa que conecte os turistas com a essência da população. O objectivo é traçar rotas que permitam aos visitantes explorar as riquezas culturais e turísticas de Santiago”, afirmou Sá Nogueira.

A proposta inclui a digitalização das rotas por meio de QRcode, permitindo que os turistas tenham acesso a informações sobre os pontos turísticos antes mesmo de chegarem a Cabo Verde.

“Com essa abordagem, os visitantes saberão exatamente o que esperar de cada atracção, desde a cidade da Praia à Serra Malagueta, Tarrafal, Santa Catarina, entre outros pontos”, acrescentou.

O ministro também ressaltou a assinatura de um protocolo de colaboração entre o Governo e os parceiros, que segundo o mesmo visa requalificar urbanamente as aldeias turísticas da ilha, aumentando a sua atractividade e estimulando a economia local.

“Queremos que a população possa gerar negócios e prestar serviços aos turistas, dinamizando a economia local”, destacou.

Por seu turno, a embaixadora da Espanha em Cabo Verde, Ana Paredes, elogiou a parceria entre os dois países no sector do turismo, enfatizando a importância do turismo sustentável.

“Devemos levar em conta as preocupações ambientais e sociais, promovendo um crescimento económico que fortaleça a criação de empregos”, disse, ressaltando que a Espanha é um “parceiro significativo” em diversos projectos de investimento no turismo em Cabo Verde.

Octavio Medeiros, especialista em turismo da empresa Codexa, sediada nas Ilhas Canárias, comentou sobre o potencial da ilha, sublinhando que “Santiago possui tesouros escondidos ainda não descobertos pelo turismo e que este projecto é um passo ousado que ajudará a identificar os atractivos turísticos e a criar um produto adaptado ao perfil do turista que busca autenticidade”.

Categoria:Noticias