São Vicente: Operação conjunta Cabo Verde – EUA de patrulha da ZEE do arquipélago concluída com “bons resultados”
De nome de código “Operation Junction Rain”, a operação durou seis dias, no âmbito da fiscalização da ZEE de Cabo Verde, e envolveu o navio Guardião da Guarda Costeira cabo-verdiana e a embarcação “Tetis” da marinha norte-americana.
Segundo a mesma fonte, de 27 de Abril a 02 de Maio a equipa mista totalizou sete embarcações fiscalizadas, das quais uma foi autuada por dois ilícitos e escoltada para terra e apresentada às autoridades cabo-verdianas.
“Encontramos uma embarcação de pesca estrangeira que operava dentro da ZEE de Cabo Verde sem ter a sua baliza VMS a transmitir a sua posição e, quando interrogado, o nosso centro de operações e segurança marítima constatou que a embarcação não tinha declarado a sua entrada nas águas de Cabo Verde”, declarou o comandante-de-navio Pereira Baptista.
“Ou seja duas infracções e a embarcação teve que ser escoltada para terra e apresentada às autoridades locais”, concretizou.
Da parte da marinha norte-americana, o comandante do navio Tetis, Chong, informou que a missão decorreu no âmbito de uma parceria com as forças marítimas africanas, tendo trabalhado ainda, na ilha de Santiago, com o centro COSMAR.
“Tivemos membros do Guardião embarcados no nosso navio e militares nossos no navio da Guarda Costeira cabo-verdiana e juntos conseguimos patrulhar a ZEE de Cabo Verde para detectar crimes e outros ilícitos no mar” precisou a mesma fonte.
Tanto quanto apurou a Inforpress, outras missões do género serão programadas para o futuro, já que as mesmas são feitas anualmente.