Morre o Combatente da Liberdade Manuel «Ocante» dos Santos Cruz
Conforme fontes familiares, Manuel dos Santos Cruz faleceu, por volta das 15H30 desta segunda-feira, no Hospital Baptista de Sousa, onde se encontrava internado, vítima de doença prolongada.
Os colegas combatentes, amigos e vizinhos devem prestar, esta quarta-feira, a sua última homenagem ao Manuel Ocante, cujo funeral deve partir da sua residência na Vila Nova, hora a indicar.
Nascido na aldeia piscatória de São Pedro, Manuel dos Santos Cruz terá desempenhado um papel importante como comandante de uma das unidades da Marinha da Guerra da luta da libertação na Guiné-Bissau, transportando armamentos e víveres para abastecer as diferentes frentes da luta. Uma das unidades que comandou é o navio Ocante, de que derivou o seu nominho «Manuel Ocante».
Homem humilde com alto sentido patriótico, Manuel dos Santos Cruz era amigo de muita gente. Foi um leitor assíduo e amigo do jornal A Semana (Impresso/Online), cujo colectivo aproveita para apresentar condolências à família enlutada. Honra à sua memória de Combatente da Liberdade da Pátria!