...

...

Empresa cabo-verdiana aposta em rede integrada para reforçar resposta a emergências no país

Publicada em: 14/08/2025 10:46 - Noticias

fundador e promotor, Yancey Heredia, com mais de 17 anos de experiência na saúde, destacou que a ideia de criar a empresa surgiu da identificação de lacunas no sistema nacional de resposta a emergências em Cabo Verde, especialmente evidenciadas durante a pandemia da covid-19, e pelo crescimento do turismo e eventos desportivos.

Segundo explicou, o objetivo foi criar uma solução integrada e adaptada à realidade nacional, “capaz de responder eficazmente a urgências, potenciar a segurança e apoiar o desenvolvimento sustentável” do país.

A CVSE, conforme disse, actua em três áreas, a formativa, com capacitação e certificação internacional de profissionais e cidadãos através da academia internacional de socorrismo e atendimento pré hospitalar de Cabo Verde.

Labora, igualmente, na prestação de serviços, com cobertura técnica e operacional em cerimônias, eventos desportivos e culturais, bem como programas especiais para operadores turísticos e seguradoras, e a implementação da   Central Multimodal de Respostas a Urgências e Emergências Pré-Hospitalares de Cabo Verde (HELSA), plataforma digital para gestão integrada de emergências que está em desenvolvimento.

Em matéria de serviços pré-hospitalares, avançou que a empresa oferece formação certificada em primeiros socorros e atendimento pré-hospitalar, atendimento a emergências clínicas e traumáticas, resgate em cenários especiais e apoio em eventos públicos e privados. 

O mesmo sublinhou ainda que, actualmente não possui frota própria de ambulâncias, operando em parceria com entidades que dispõem deste meio, complementando com equipamentos próprios para suporte avançado.

Os planos de médio prazo incluem estabelecer-se como o ecossistema de referência nacional para respostas a urgências e emergências pré-hospitalares, alcançar cobertura de serviço de 24 horas em todo o território e responder a 100% das incidências pré-hospitalares no país. 

A longo prazo, a meta é “entregar a Cabo Verde o primeiro ecossistema de emergências pré-hospitalar funcional e capacitar 1500 profissionais em atendimentos pré-hospitalares em Cabo Verde até 2030”.

Entre os desafios, apontou “a resistência à inovação e a morosidade dos processos burocráticos”, reforçando a total disponibilidade para, em conjunto, fortalecer a segurança sanitária nacional, alinhando protocolos e integrando equipas onde for necessário.

A CVSE é uma empresa cabo-verdiana que actua no planeamento, preparação operacional e gestão logística, aliando tecnologia, formação e serviços especializados. 

Compartilhe:
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...