A Empresa de Distribuição de Electricidade de Cabo Verde (EDEC) informou, por meio de um comunicado emitido na segunda-feira, 01, que uma avaria ocorrida no final de semana na rede de média tensão afectou “gravemente” o fornecimento de energia eléctrica a várias localidades da ilha do Fogo.
As zonas de Mosteiros-Trás, Relvas, Achada Grande, Corvo (no município dos Mosteiros), São Lourenço e São Domingos (no município de São Filipe) estão entre as mais afectadas, com alguns locais passando mais de 48 horas sem electricidade.
De acordo com a EDEC, apesar dos esforços para resolver a situação, as localidades continuavam, segunda-feira, 01, sem energia devido à complexidade da avaria e às condições de segurança necessárias para a sua reparação.
O fornecimento está sendo feito de forma racionalizada e sem previsão concreta de normalização.
A falha no sistema eléctrico provocou ainda impactos no abastecimento de água, uma vez que comprometeu o funcionamento do sistema de bombagem e elevação de águas nas diferentes estações elevatórias e de bombagem da Empresa Intermunicipal de Águas, Águabrava.
A cidade de São Filipe e outros bairros da parte alta estão sem água nas redes há mais de dois dias, agravando ainda mais a situação da população.
A Empresa Intermunicipal de Águas (Águabrava) também se manifestou, alertando os clientes para a irregularidade no abastecimento devido aos cortes frequentes de energia.
Uma fonte da empresa informou à Inforpress que, mesmo após a estabilização do fornecimento eléctrico, serão necessários, pelo menos, três dias para normalizar o sistema de distribuição de água nos três municípios da ilha.
Toda a ilha do Fogo é abastecida por uma única central eléctrica, localizada na zona de João Pinto, nas proximidades do porto de Vale dos Cavaleiros, o que aumenta a vulnerabilidade do sistema em casos de avarias como esta.