Cansados de “promessas não cumpridas”, moradores de Fundo Safende, na Cidade da Praia, disseram ao A NAÇÃO que não irão votar em nenhum candidato ou partido político nas próximas eleições. Em causa está um conjunto de reivindicações antigas, principalmente no que tange à estrada de terra batida.
De acordo com Adilson Monteiro, há vários anos que se começou o calcetamento dessa estrada, mais precisamente durante a campanha eleitoral de Óscar Santos. No entanto, com a derrota deste candidato do MpD, em 2020, as obras ficaram paralisadas, o que agravou ainda mais o estado de degradação do troço de estrada de acesso ao bairro.
Segundo contou uma outra moradora, Kateline Ferreira, o mau estado da via afecta profundamente o dia a dia dos moradores de Fundo Safende, dificultando a mobilidade, o acesso aos serviços básicos e comprometendo a qualidade de vida da população local.
Sentimento de abandono
Ao assistir a obras de calcetamento, asfaltagem e requalificação urbana em outros bairros na Cidade da Praia, os moradores de Fundo Safende dizem sentir-se abandonados pelas autoridades, motivo pelo qual reiteram que não participarão nas próximas eleições se a comunidade não receber o mesmo trato de outros bairros.
“Fico um pouco indignada porque há zonas que deveriam ser prioridade, como é o caso de Safende, se comparado com algumas localidades que estão a receber obras de requalificação”, afirmou uma outra moradora que não quis se identificar, sublinhando ainda que está a pensar seriamente em não ir às urnas, uma vez que as sucessivas eleições não têm resultado em quaisquer mudanças para Fundo Safende.
Vera Semedo, que partilha da mesma opinião, é outra moradora que está desacreditada no sistema político, embora, segundo revelou ao A NAÇÃO, nunca exerceu o seu direito de voto.
Há inclusive quem esteja decidido a convencer outros vizinhos a fazer o mesmo, como é o caso de Adilson Monteiro, como forma de chamar a atenção dos políticos para aquela localidade da cidade da Praia.
