A presidente da Academia de Artes Cesária Évora, Lígia Timas, afirmou hoje que o Recital Final do Ano Lectivo constitui um momento de partilha dos resultados da formação e de contacto dos alunos com o palco e o público.
Em declarações à Inforpress, esta responsável explicou que a iniciativa, prevista para quinta-feira 25, tem sobretudo um carácter pedagógico, permitindo aos estudantes demonstrarem as competências adquiridas ao longo do ano lectivo, iniciado entre Setembro e Outubro.
“O recital comunica o resultado do nosso trabalho durante o ano lectivo e permite aos alunos terem experiência de palco, contacto com o público e partilha com os colegas”, sublinhou Lígia Timas.
Segundo a presidente, o público pode esperar uma noite marcada por “muita música, alegria e aprendizagem”, num espectáculo que reúne alunos de diferentes idades e modalidades artísticas.
A Academia de Artes Cesária Évora conta, neste ano lectivo, com 168 alunos, distribuídos pelas áreas de guitarra tradicional e iniciação à guitarra, cordas, incluindo violoncelo, violino, contrabaixo e viola, piano, bateria e teatro.
Lígia Timas destacou que a instituição trabalha essencialmente com a música cabo-verdiana, tradicional e popular, procurando aproximar as novas gerações de géneros como a morna e a coladeira, sem deixar de incluir repertórios tradicionais de outros países.
Para a responsável, o recital representa também uma oportunidade de valorização dos jovens talentos e de preservação da identidade musical cabo-verdiana, através da prática e transmissão dos repertórios nacionais.
