Porto Novo: Elevada taxa da pobreza e do desemprego jovem entre os principais problemas do município – PEDS
Porto Novo, 23 Jul (Inforpress) – A pobreza, que afecta mais de metade dos porto-novenses, e o desemprego jovem, que atinge um quarto dos jovens, estão entre os principais problemas com que se debate, neste momento, o município do Porto Novo, Santo Antão.
A conclusão é do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS), deste concelho, horizonte 2030, que destaca o combate à pobreza, que atinge 51 por cento (%) da população, e ao desemprego, que afecta 25% dos jovens, como sendo os principais desafios deste município, com 17 mil habitantes.
O plano, a que a Inforpress teve acesso, alerta para a elevada taxa da pobreza e do desemprego jovem, mas refere a outros problemas que têm condicionado o desenvolvimento deste concelho, com destaque para o isolamento e o êxodo rural, adversidades que, alerta, estão a levar ao despovoamento de várias localidades rurais.
O “baixo nível de qualificação dos recursos humanos”, o “grande défice” a nível de requalificação urbana e ambiental, um sistema de saneamento “ainda deficiente”, sobretudo a nível da gestão dos resíduos líquidos, o isolamento das localidades e “um grande défice habitacional” são outros constrangimentos que caracterizam este município.
O PEDS do Porto Novo, que prevê investimentos à volta de 12 milhões de contos, nos próximos dez anos, enumera uma série de desafios que se colocam a este concelho, como a dinamização da economia local, para debelar a pobreza e reduzir o desemprego, o combate ao isolamento das comunidades e melhoria habitacional.
Para atender a esses desafios, o plano sugere a atracão de investimentos privados, a aposta na agricultura, através do reordenamento das bacias hidrográficas, a dinamização do turismo, a formação profissional, construção estradas de penetração, de entre outros aspectos.
Em termos de projectos concretos, este instrumento de planificação estratégica municipal destaca a construção do aeroporto, a segunda fase de ampliação do porto, a construção de um caís de pesca, a extensão da rede de esgotos e instalação de uma estação de tratamento de águas residuais, o reordenamento das bacias hidrográficas da Ribeira das Patas e de Jorge Luís/Ribeira da Cruz e a construção das estradas de acesso à Dominguinhas, Ribeira dos Bodes, Ribeira Fria, Chã de Norte e à Lagoa da Ribeira das Patas.
O PEDS do Porto Novo, elaborado no quadro do programa Plataforma para Desenvolvimento Local e Objectivos 2030, consiste em 16 programas e 200 projectos e que perspectivam, nos próximos dez anos, um município “desenvolvido, justo e inclusivo” e a afirmar-se como um pólo de desenvolvimento da região Norte de Cabo Verde.
FONTE: INFORPRESS