Interior de Santiago: Governo destaca empenho dos municípios na melhoria das condições de vida das populações

O governante falava à imprensa em jeito de balanço da sua visita de dois dias aos municípios do interior de Santiago, que contemplou esta quarta-feira São Lourenço dos Órgãos e São Domingos e hoje Santa Catarina e São Salvador do Mundo.

A sua deslocação para o interior da ilha de Santiago teve como objectivo se inteirar das obras em andamento, assim como do Plano Estratégico Municipal do Desenvolvimento Sustentável (PEMDS) e colher subsídios para o debate sobre o Estado da Nação, que acontece esta sexta-feira no Parlamento.

“Constatamos municípios determinados e com várias oportunidades, onde os seus dirigentes e as populações estão empenhadas em alterar significativamente as condições de vida. Assistimos grandes programas e projectos de requalificação”, regozijou-se.

Falando em particular do município de Santa Catarina, o ministro disse ter constatado o que a requalificação pode fazer aos cidadãos e aos munícipes no geral, referindo-se às obras do centro da cidade de Assomada e aos trabalhos de arruamento em curso nos bairros de Cumbém e Nhagar (Assomada).

Em São Salvador do Mundo, congratulou-se com o facto de o desencravamento das localidades e as acessibilidades estão a “desencravar as próprias populações”, tomando como exemplo a estrada nacional de Cruz de Picos, Gil Bispo, Boa Entradinha e Chã Formosa, que atravessa os municípios de Santa Catarina, São Salvador do Mundo e Santa Cruz, a que visitou.

“Vimos a importância dos investimentos do Governo em parceria com as câmaras municipais, no sentido de melhorarmos as condições de vida das pessoas. O que assistimos hoje na visita a Santa Catarina e São Salvador do Mundo é exactamente esta vontade de ultrapassar as barreiras que existem ao desenvolvimento e de conseguir que estas obras sejam obras com muito significado para as pessoas”, vincou.

E tendo em conta, que “são as pessoas que contam e que devem estar no centro de todas as suas políticas”, Rui Figueiredo Soares manifestou a sua satisfação em ver que as quatro câmaras visitadas estão a criar um conjunto de políticas com cataneadas no PEMDS que tem como centro as pessoas.

“Nós só conseguimos mais felicidades se apostarmos seriamente nas pessoas e é isto que estou a levar como balanço para o Estado da Nação destes municípios do interior de Santiago”, adiantou o ministro que também assegura as relações entre o Governo e as 22 autarquias do País.

Entretanto, fez saber ainda que vai levar para o debate do Estado da Nação as preocupações que têm a ver com os grandes desafios que o País vive, referindo-se às dificuldades provocadas pela pandemia da covid-19, que segundo ele, provocou contenção e alguns atrasos em projectos de desenvolvimento.

Disse ainda que vai levar para o debate desta sexta-feira questões fundamentais como por exemplo o acesso à água e ao saneamento, agricultura e projectos ligados ao turismo rural.

“Levamos daqui lições muito importantes para que juntamente com os colegas do Governo que têm a responsabilidade do turismo e da requalificação das casas das pessoas (…), no sentido de se potenciarem as condições que se oferecem para melhores dias e para a felicidade das populações”, comprometeu-se.

Durante a sua estada em Santa Catarina e São Salvador do Mundo, Rui Figueiredo Soares reuniu-se com os presidentes das câmaras e assembleias municipais dos dois concelhos.

Em Santa Catarina visitou também a Incubadora de Negócios, Balcão Único, Loja Social e Casa da Sopa. Já em São Salvador do Mundo visitou ainda as obras do projecto Pic’Art em Achada Igreja e as da estrada de Covão Grande.

FM/CP

Categoria:Noticias