Confirmado surto da Covid-19 na ala de cirurgia do Hospital Agostinho Neto

O director nacional da saúde de Cabo Verde, Artur Correia, confirmou a existência de um surto da covid-19 na ala de cirurgia do Hospital Agostinho Neto, na Praia.

Artur Correia, falava ontem à imprensa, na habitual conferência de balanço da covid-19, e confrontado pelos jornalistas sobre a existência de vários casos de infecção pelo novo coronavírus, na ala de cirurgia, confirmou a existência desse surto no referido departamento do maior hospital do país.

O mesmo disse ainda que na Cirurgia existem 10 doentes que se infectaram dentro do próprio hospital e 11 profissionais de saúde também infectados pela covid-19.

Aliás, há alguns dias que a informação vinha circulando fora do hospital, através de fontes internas, sem que se tenha conseguido confirmar junto das autoridades sanitárias a informação. Tendo sido agora o próprio director nacional da saúde de Cabo Verde, Artur Correia, a admitir o foco de infecção na Cirurgia do HAN.

Ontem o Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário garantiu que neste momento o HAN, tem capacidade de resposta “necessária e suficiente”  para complicações do Covid-19 na Praia e que a mesma unidade já passou por situações “muito piores” durante o pico da pandemia em Julho.

Arlindo do Rosário respondia assim às críticas de Ofélia Monteiro, médica pneumologista do HAN, que em entrevista à Rádio de Cabo Verde disse que devido à demanda de internamentos da covid-19 o HAN está a funcionar no limite e que isso tem-se reflectido na diminuição de qualidade no atendimento a outras patologias, chamando atenção que pode mesmo levar a óbitos.

“Nós para além do covid estamos atender menos bem, de uma forma que não gostaríamos, e isso pode levar a óbitos de outras doenças que não a covid”, disse Ofélia Monteiro.

Cabo Verde passou ontem a contabilizar 2892 casos acumulados, dos quais 721 estão ativos e 32 foram a óbito.

Estes dados já incluem 9 casos positivos da covid-19 confirmados na tarde de ontem, também por Artur Correia, na Cadeia Central da Praia.

GC

Categoria:Noticias