Candidata da UCID quer Santa Catarina virada para meio rural e com oportunidades para todos

Em declarações à Inforpress, Neida Teresa Semedo Varela Rompão, de 32 anos, disse que entrou na política e nesse embate eleitoral para “dar voz aos que não se sentem representados”, sobretudo, os jovens e as pessoas do meio rural, assegurando que enquanto estes não forem representados não vai desistir.

É nesse sentido, que sob o lema “por uma Santa Catarina mais inclusiva e com mais igualdade de oportunidades para todos os seus residentes”, a candidata da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) quer que todos os santa-catarinenses sejam vistos da mesma forma independentemente das suas condições financeiras.

“A inclusão nos leva a ver as pessoas em toda a sua vertente, não só para aquelas que têm condições financeiras mas também para as desfavorecidas, ou seja, uma Santa Catarina onde todos sejam vistos da mesma forma”, explicou.

Questionada sobre as suas propostas, avançou que caso o seu partido vença as eleições autárquicas de 25 de Outubro vão dar prioridade ao meio rural, mas, no entanto, não vão esquecer no meio urbano.

“Vamos dar prioridade ao meio rural, porque segundo os dados estatísticos em Santa Catarina 86 por cento (%) da população vive no campo e apenas 14 % no meio urbano. É onde vive a maioria da população que temos que dar enfase”, declarou a jovem política.

Para a zona rural, a cabeça de lista apontou a juventude e a resolução do problema de água para o consumo e para a agricultura como prioridades do programa eleitoral.

Já para o centro urbano propôs a transformação de Santa Catarina em um “centro de educação” aproveitando a universidade instalada em Assomada, e ainda o melhoramento da saúde pública e criação de condições e espaços para a venda informal, visando acabar com a venda ambulante para que se tenha uma cidade “bem organizada”.

Incentivar os emigrantes a investirem na urbe e, ainda, trabalhar com empresários locais para que sejam empregadores e contribuam, assim, para o desenvolvimento desse município do interior de Santiago são outras propostas da sua candidatura para a zona urbana.

De uma forma geral, anunciou que o foco da sua candidatura vai ser nos sectores primários (pesca, agricultura e pecuária), turismo rural, educação virado para a qualidade e habitação social.

Relativamente aos outros nomes para as listas para a câmara e para a assembleia municipais, Neida Rompão adiantou que os mesmos vão ser conhecidos ainda este mês e que vai respeitar a Lei da Paridade, até porque o seu partido em Santa Catarina tem uma mulher como cabeça de lista, referindo-se à sai própria.

Até ao momento, a Câmara de Santa Catarina conta com mais três candidatos às eleições autárquicas de 25 de Outubro, a saber: José Alves Fernandes [Beto Alves] concorre pelo Movimento para a Democracia (MpD-poder) à sua própria sucessão, Armindo Freitas pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV-oposição) e João Félix Cardoso como candidato independente.

FM/HF

Categoria:Noticias