Maior boom de coronavírus em Cabo Verde com registo de 80 novos casos positivos em Santiago e Sal

Este é o maior número de sempre de casos positivos confirmados em Cabo Verde, desde 19 de Março. Sendo assim, a situação epidemiológica assume já, na óptica de fontes do Asemanaonline, contornos preocupantes, com destaque para as ilhas de Santiago e Sal, onde se regista maior número de infetados por covid-19.

Segundo a perceção generalizada captada por este diário digital junto da sociedade civil da Capital, o Governo da República e as Câmaras Municipais precisam de trabalhar de forma mais a séria, firme e coordenada para conter a propagação do vírus causador da doença, principalmente nos concelhos da Praia e do Sal, que são os maiores focos da pandemia em Cabo Verde.

Para os críticos, o mais grave é que os titulares dos principais órgãos da soberania (Presidente da República, Primeiro-ministro, Presidente da Assembleia Nacional) «mostram-se menos preocupados com a situação de novo coronavírus no país, privilegiando alegados gastos com visitas permanentes, acompanhados de ministros e presidentes de Câmaras, pelas diferentes ilhas do país». Tudo, segundo as fontes referidas, previsivelmente em pré-campanha, apoiando com inaugurações e encontros candidatos do MpD às eleições autárquicas de 25 de Outubro próximo - observadores atentos desabafam que estão a rezar para que nenhum desses titulares de órgãos da soberania e governantes venha causalmente ser veículo da propagação (caso acontecer problemas com testes rápidos) de novo coronavírus da Praia, onde vivem, para as outras ilhas visitadas.

Em comunicado, o Ministério da Saúde e da Segurança Social (MSSS) refere aos dados de hoje, informando que, do total de 322 resultados de amostras processadas nos laboratórios da Virologia, registou-se 80 novos casos positivos. Destes, 71 foram confirmados em Santiago: 69 na Praia, 1 em Santa Cruz e um outro na Ribeira Grande de Santiago. Os restantes 9 infetados são da ilha do Sal.

Conforme a mesma fonte oficial, contabilizou-se 24 doentes recuperados: Praia 17 e Santa Cruz 7. O país passa a contabilizar 793 casos ativos, 2.172 doentes recuperados, 33 vítimas mortais, dois doentes (estrangeiros) transferidos para o seu país e um total de 3000 casos positivos acumulados de COVID-19.

Boletim Epidemiológico de hoje

O Ministério da Saúde e da Segurança Social vem, por este meio, informar os resultados das amostras processadas nos laboratórios de virologia no dia 12 de agosto de 2020.

1. Ilha de Santiago
Concelho da Praia: 174 amostras
• Positivos: 69 (11 amostras do dia 09/08 e 58 do dia 10/08).

Concelho de Santa Catarina: 15
• Positivos: 0

Concelho de Santa Cruz: 3
• Positivo: 1 (amostra do dia 10/08)

Concelho de Ribeira Grande de Santiago: 5
• Positivo: 1 (amostra do dia 10/08)

Concelho de São Salvador do Mundo: 1
• Positivos: 0

Concelho de Tarrafal: 1
• Positivos: 0

2. Ilha de São Vicente: 63
• Positivos: 0

3. Ilha de Sal: 60
• Positivos: 9 (amostras do dia 10/08)

Dados das restantes ilhas (Santo Antão, Maio, Fogo, Brava e Boa Vista) não constam do comunicado do Governo referido.


Categoria:Noticias