Câmara Municipal do Sal e Associação de Táxi celebram protocolo para melhoria das condições de segurança

O documento visando boas práticas nos  transportes públicos no combate ao covid-19, aumentando assim a confiança dos utentes,  foi rubricado entre o edil, Júlio Lopes, e o presidente da Associação de Táxi (APROTAL), Adalberto Silva “Bats”.

O acto aconteceu à margem do lançamento do programa de capacitação de agentes do turismo, testemunhado pelo ministro do Turismo, Carlos Santos.

Em relação ao acordo ora assinado, a câmara compromete-se a conceder apoio financeiro para a aquisição de materiais e instrumentos necessários para o combate da pandemia da covid-19, nomeadamente viseiras, gel desinfectante, máscaras e luvas.

Por outro lado, a autarquia, assegura, ainda, uma quantia mensal no valor de 30 mil escudos para o arrendamento de um espaço que servirá de sede da referida associação, bem como reverter as receitas obtidas do licenciamento da actividade de táxi, a favor da APROTAL, mediante apresentação de projectos que visem a melhoria de condições de trabalho e prestação de serviços em táxi.


Já a APROTAL, no âmbito do presente acordo, obriga-se a prestar todas as informações solicitadas pela Câmara Municipal do Sal, bem como apresentar os comprovativos do pagamento mensal da renda referente ao espaço, arrendado para respectiva sede.


Além desse compromisso, deverá também, promover e apoiar actividades de cariz social promovidas pela edilidade, bem como de sensibilização referente à pandemia da covid-19, entre outras.


Para o presidente da Associação de Táxi, a assinatura desse protocolo constitui uma “grande valia” para os taxistas na ilha.


“Há algum tempo que estávamos à espera disso. Vai-nos ajudar bastante, permitindo ter uma sede, lote de materiais para a higienização das viaturas, além de viseira separadora, em que a câmara contribui com 70 por cento do custo. É uma boa parceria. Estamos muito contentes”, frisou, Bats, como é conhecido no meio salense.


Adalberto Silva acrescentou, para concluir, que agora resta os taxistas terem “mais responsabilidade e maior consciência” no desempenho do seu papel, enquanto profissionais da área.


SC/JMV


Categoria:Noticias