Director nacional de Saúde garante que tudo se tem feito para controlar infecções na cadeia de São Martinho
Arthur Correia fez esta afirmação durante a conferência de imprensa da actualização da covid-19 em Cabo Verde, explicando que a Direcção Nacional da Saúde tem realizado reuniões frequentes com os serviços penitenciários, para reforçar as medidas de contenção do vírus entre os reclusos.
Hoje foram confirmados 68 novos casos, dos quais 25 na cadeia civil de São Martinho.
Segundo apontou, a cadeia ultrapassou sua lotação e isso tem favorecido o aparecimento de casos, lembrando que esses novos 25 casos são amostras do dia 13 de Agosto, estando em curso investigações para detectar a rede de contactos dos já infectados.
“Nós já aguentamos cinco meses com uma situação controlada a nível das cadeias, mas desta vez, com esses resultados, apontam que, apesar de todas as medidas, estamos tendo casos”, frisou.
O responsável garantiu que as cadeias têm um plano de contingência a nível nacional, com medidas rigorosas de contenção do vírus, e que todos os casos positivos estão separados em alas próprias, para evitar contágio.
O Ministério da Saúde e da Segurança Social anunciou hoje mais 68 casos positivos de covid-19 em Cabo Verde, num universo de 408 resultados obtidos, elevando para 3.321 o número de infecções pelo novo coronavírus.
De acordo com o boletim epidemiológico, os 68 novos casos foram confirmados na Cidade da Praia (49), 25 dos quais na Cadeia Civil de São Martinho, Santa Catarina (02), Santa Cruz (02), Tarrafal (05), e ilha do Sal (10).
HR/CP