Fogo com seis casos confirmados da Covid-19 numa semana
A ilha do Fogo, que até à semana passada não tinha qualquer caso positivo, foi surpreendida na segunda-feira,17, com a confirmação de dois casos positivos, faz precisamente hoje uma semana.
Duas senhoras de Mosteiros que foram internadas no Hospital Regional São Francisco de Assis, em São Filipe, e cuja infecção foi confirmada pelo teste PCR.
A partir daí as autoridades começaram a identificação e testagem de inúmeros contatos, tendo sido feitos já várias dezenas de testes na ilha, que, como se sabe, têm de vir ser analisados nos laboratórios da cidade da Praia.
Uma das senhoras é de Queimada Guincho e outra de Relva, pelo que as autoridades não descartam a hipótese de se estar perante transmissão comunitária.
Desconfia-se que uma pessoa que esteve de férias nos Mosteiros, e que testou negativo na chegada à ilha, e depois positivo, no regresso das férias, à cidade da Praia, possa ter sido a origem do contágio.
Depois das duas idosas, o município dos Mosteiros passou a registar mais 4 casos, tendo até agora seis casos confirmados, numa semana. Estes seis casos representam 0,2% do total de casos do país.
Espaços de isolamento criados
Em entrevista ao A NAÇÃO, o autarca dos Mosteiros, Fernandinho Teixeira avançou que já há dois espaços de isola-
mento preparados no concelho, um na cidade de Igreja, outro um hotel em Queimada Guincho.
O município dispõe para já de dois médicos e “sete a oito enfermeiros”, recursos humanos que espera que possam ser reforçados pelo Ministério da Saúde caso haja “necessidade”.
O edil dos Mosteiros deixa transparecer que o estado de espírito da população é de “apreensão” mas ao mesmo tempo de “cautela”.
“As pessoas já estão todas a usar máscaras na rua”, afirma, explicando ainda que ao nível da fiscalização dos espaços comerciais, a autarquia está a agir com recurso aos fiscais da Câmara Municipal e forças de ordem no município, não estando disponível nem no concelho, nem na ilha do Fogo, qualquer reforço da IGAE, pelo menos por enquanto.
Ontem Cabo Verde registou 54 novos casos mas nenhum no Fogo.
O país passou a registar 3509 casos positivos acumulados, dos quais 2540 já estão recuperados, 930 permanecem activos e 37 resultaram em óbito.