Cidade da Praia deverá ter em breve mais um laboratório de virologia

A nova unidade laboratorial, para dar resposta aos muitos casos que continuam a aparecer na ilha de Santiago e, sobretudo, na Praia, deverá ficar instalada na Universidade de Cabo Verde.
O Diretor Nacional da Saúde anunciou, "para breve", mais uma unidade laboratorial na ilha de Santiago.

A nova unidade laboratorial vai ser instalada na Praia, na Universidade de Cabo Verde e não no interior de Santiago como havia sugerido a epidemiologista Maria de Lourdes Monteiro, no decurso do programa Opinião Pública da RCV.  O DNS considera que em Santiago Norte a situação está controlada. Artur Correia afiança que a unidade laboratorial está para breve.

A eventualidade de um cordão sanitário a ilha do Fogo continua em debate. Especialistas defendem que um cordão sanitário nos Mosteiros poderia estancar mais depressa a propagação do vírus na lha, desde o começo.
Na conferência de imprensa desta tarde, Artur Correia disse desconhecer as decisões que a delegação Ministerial leva em manga para a ilha. Mas, para já, põe de lado qualquer cerco às zonas afetadas. 

Ainda no programa Opinião Pública da RCV, José Aguiar, antigo Delegado de Saúde de São Vicente, considerou que, a par do mau uso de máscaras, as dificuldades de acesso a máscaras de qualidade por parte da maioria dos cabo-verdianos tem influenciado de modo negativo o combate à pandemia.
Artur Correia concorda que devam ser criadas condições para que máscaras de maior qualidade chegar a todos.

Instado a se pronunciar sobre as decisão do Governo que estipula 100% de ocupação para as viagens de barco que durem até 3 horas e meia e 75 % de lotação para as viagens cuja duração seja superior a 4 horas, o Diretor Nacional de Saúde escusou-se tecer qualquer comentário alegando desconhecer a medida.
Categoria:Noticias