Mais 32 casos positivos e três infetados em estado crítico
Conforme as autoridades de saúde, tais dados resultam de um total de 131 amostras processadas nos laboratórios da Virologia do Estado. Feitas as contas, com esses novos casos, Cabo Verde passa a contabilizar 3.884 casos positivos acumulados, 2.916 doentes que recuperaram a saúde, 40 vítimas mortais e dois estrangeiros infetados transferidos para o país de origem.
Segundo o boletim epidemiológico de hoje divulgado pelo Ministério da Saúde e da Segurança Social (MSSS), os novos casos foram registados nos concelhos da Praia (04), Santa Catarina (02), Santa Cruz (01), São Filipe (02) e Mosteiros (23). A ilha do Fogo passa a constituir um outro foco principal da doença no país, ao somar, em cerca de três semanas, 55 casos positivos: 47 nos Mosteiros (Relva, Corvo e Achada Grande) e 8 em São Filipe (Santa Filomena e Cruz Vermelha). Isto sem contar com a morte de um homem, que foi o primeiro óbito provcado pelo covid-19 na ilha do vulcão.
De acordo ainda com o comunicado do MSSS, os 49 recuperados foram registados na Praia (34), Santa Catarina (05), São Miguel (02), São Domingos (02), Tarrafal (01), São Filipe (03) e Mosteiros (02).
Doentes em estado crítico
Entretanto, o director Nacional da Saúde (DNS) informou que Cabo Verde conta, neste momento, com três pessoas em estado crítico por causa da covid-19, estando todos a receber o tratamento médico em diferentes hospitais do País.
Segundo a Inforpress, Artur Correia, que falava na habitual conferência de imprensa para fazer o ponto de situação da covid-19 no País, especificou que os doentes em estado crítico são uma idosa de 82 - que se encontra internada no Hospital Baptista de Sousa, em São Vicente, uma pessoa de 63 anos - sob os cuidados do Hospital Agostinho Neto, na Praia, e uma pessoa com idade superior a 70 anos, no Hospital São Francisco de Assis, no Fogo.
Correia informou ainda que Cabo Verde tem neste momento 98 doentes colocados em internamento institucional e 355 em internamento domiciliar.
Achada Santo António mais afetada, Mosteiros como concelho problemático
Referindo-se aos sítios problemáticos e com mais propagação do vírus de covid-19, Artur Correia revelou que, na Cidade da Praia, o bairro mais afectado é Achada de Santo António, com 330 casos acumulados, seguido de Tira Chapéu, Achada Grande Trás, Terra Branca e Achada de São Filipe.
Segundo aquele responsável citado pela Inforpress, o concelho dos Mosteiros, na ilha do Fogo, é o concelho “mais problemático” neste momento, em que os casos, segundo disse, concentram-se fundamentalmente nas localidades de Corvo e Relva.
Em relação ao Município de São Filipe, também na ilha do Fogo, Artur Correia referiu que há poucos casos e que, portanto, “a situação está controlada por enquanto”.
Diante do quadro pouco favorável acima descrito, o Ministério da Saúde e da Segurança Social reforçou, mais uma vez, o apelo para que as pessoas cumpram o distanciamento social, usem máscara e pratiquem a higiene das mãos e demais recomendações das autoridades sanitárias, para evitar a propagação da covid-19 em Cabo Verde.
A nível global, a pandemia de novo coronavírus já provocou pelo menos 843 mil mortos e infetou mais de 25 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. Foto ASA: Parallax Produções