Paciente de 93 anos recuperou-se de covid-19 no dia em que o País registou 120 novos casos de infecção

  Um paciente de covid-19, de 93 anos, teve hoje alta,   no dia em que o país registou 120 novos casos de infecção, sendo 81 na Cidade da Praia, o epicentro da pandemia, anunciou o infeccionologista Jorge Noel Barreto.

O director do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, que falava na habitual conferência de imprensa para o balanço da situação pandémica no País, revelou que se registaram mais dois óbitos, sendo um na capital e outro em Santa Catarina.

Segundo o médico infeccionlogista, foram testadas 561 amostras em vários laboratórios do país, estando a ilha da Boa Vista entre as que registaram esta quarta-feira casos significativos, ou seja, 13 novas infecções.

De acordo com Jorge Barreto, estão 23 pessoas internadas nos hospitais do país. No Hospital Central da Praia estão 13 doentes, sendo que seis, conforme revelou, “precisam de cuidados mais especiais”.

“No Hospital Regional Santa Rita Vieira (Santa Catarina) estão internadas oito pessoas, sendo que uma necessita de cuidados mais especiais”, acrescentou o director do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, adiantando que no Hospital João Morais, Santo Antão, duas pessoas internadas aguardam os resultados do teste PCR.

Jorge Barreto voltou a insistir que o comportamento das pessoas “faz toda a diferença” perante o vírus e que as medidas de prevenção já são “sobejamente conhecidas” pelos cabo-verdianos.

Instado sobre os autocarros que circulam superlotados na capital, disse que as autoridades de fiscalização devem actuar, com vista a pôr cobro a esta situação.

Ao ser questionado também se a reabertura das aulas presenciais tem contribuído para o aumento de casos, disse que ainda é “muito cedo” para se fazer uma análise em relação à contribuição da retoma das aulas em regime presencial.

“A implementação de medidas existentes que podem ser eficazes para a prevenção da propagação deste vírus em ambiente escolar não consegue reduzir o risco a cem por cento”, precisou Jorge Barreto, alertando às pessoas com sintomas de covid-19 para evitar ir às escolas.

O país passa a contabilizar 1020 casos activos, 6270 casos recuperados, 79 óbitos e 2 transferidos, perfazendo um total de 7371 casos positivos acumulados.

 

FONTE: INFORPRESS

Categoria:Noticias