Autárquicas: NOSI garante começar a divulgar os resultados das eleições uma hora depois do fecho das urnas

 A coordenadora da equipa técnica das eleições autárquicas 2020 do NOSI, Ana Marta, garantiu à Inforpress que os resultados das eleições deste domingo, 25, vão começar a estar disponível a partir das 19:00.

O Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSI), de acordo com Ana Marta, em parceria com a Direcção Geral do Apoio ao Processo Eleitoral (DGAPE), apoiou no desenvolvimento de duas soluções: o site para a transmissão de resultado e a solução mobile para a recolha de resultados.

Segundo a engenheira, logo após o encerramento das mesas de votos e feitas a contagem dos boletins, tendo o edital do resultado da votação, o presidente da mesa, através de um dispositivo “tablet”, com acesso a internet, vai enviar o resultado para o NOSI.

Por conseguinte, o NOSI, enquanto parceiro tecnológico dessas eleições, vai fazer a publicação no site www.eleicoes.cv, que é a plataforma web oficial para acompanhamento dos resultados das eleições autárquicas 2020 em Cabo Verde, a partir das 19:00 de domingo, ou seja, uma hora depois do fecho das urnas.

“Graças a parceria que o NOSI estabeleceu com as operadoras [telecomunicações], o acesso e a navegação nesta plataforma serão gratuitos, ou seja, não serão descontados megas, para que os cidadãos tenham a possibilidade de acompanhar os resultados”, explicou a responsável.

Conforme Ana Marta, trata-se de website “atractivo, de fácil navegação, simples e seguro, e que pode ser acedido a partir de qualquer dispositivo (PC, Tablets e smartphones)”.

Nestas eleições autárquicas de 2020, o procedimento está mais “prático”, sublinhou a engenheira, explicando que é por dois motivos, ou seja, ter a conta activa em uma das operadoras de telecomunicações, e ter todas as mesas o suporte do dispositivo (tablet), permitindo assim um rápido envio dos resultados.

A nível nacional, participa na corrida um total de 65 candidatos, sendo 22 do MpD, 22 do PAICV, sete da UCID, dois do PP (um no município da Praia e um para Assembleia Municipal na Boa Vista) e mais 12 candidatos independentes que disputam as câmaras municipais da Ribeira Grande (1), de Santa Catarina (1), São Domingos (1), Tarrafal de São Nicolau (1), Sal (1) Tarrafal (2), Praia (4) e São Vicente (1).

 

 

 

FONTE: INFORPRESS

Categoria:Noticias